27 de outubro de 2014

Dica de Hoje: Dr. Estranho - Shamballa - Graphic Novel Show !!!












Dr. Estranho - Shamballa

Mas quem é do Dr. Estranho??? 
Ele é o Mago Supremo do Universo Marvel. O equivalente ao Dr. Destino do Universo DC. Mas antes de falarmos sobre a Graphic Novel Shamballa, vamos saber um pouco mais deste enigmático personagem que apareceu e ainda aparece tantas vezes em várias histórias de vários personagens, tanto mutantes, quanto aracnídeos e também nos Vingadores, entre outros.

Doutor Estranho (Doctor Strange, no original) é Stephen Vincent Strange, um dos mais originais e diferentes personagens dos quadrinhos, é o mago supremo do Universo Marvel, personagem criado por Stan Lee e Steve Dikto na década de sessenta. Dividiu uma revista com o Tocha Humana, que aparecia em histórias solo.

Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado para um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro, entretanto, seus poderes e dons constituíram características originais e inteligentemente imaginadas por seus criadores, principalmente pelo fato que o Doutor Estranho não se vale da força física, mas de inteligência e magia em suas aventuras.

Seus direitos autorais pertencem a sua criadora, a Marvel Comics. Seu maior inimigo é Dormammu, pai da sua namorada e depois esposa Cléia. Participou do grupo de super-heróis poderosos denominado Defensores, capazes de rivalizar até com Os Vingadores.


Como característica marcante do personagem, Stan Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio americano dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos. Desta forma, as revistas do Doutor Estranho alcançaram grande sucesso de vendas principalmente nas décadas de 70 e 80.  A Origem: O Mago Supremo da magia teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era o Doutor Stephen Strange, um bem-sucedido cirurgião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais poder operar. Sem rumo, o ex-cirurgião vagou pelo mundo até que chegou ao Himalaia, onde conheceu um velho místico chamado "Ancião", que o abrigou.





Sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajudá-lo contra o seu discípulo, o Barão Mordo, que desejava matá-lo. Porém, ao descobrir que o visitante americano queria salvar o seu mestre, o vilão fez um feitiço que o impedia de avisar o Ancião. Desesperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salvá-lo. Assim nasce um dos mais famosos e importantes heróis da Marvel Comics e dos quadrinhos em geral (essa história recontada foi publicada no Brasil pela Rio Gráfica Editora na revista Almanaque Marvel).



Stephen Stranger foi um renomado cirurgião e é um grande estrategista (sendo por essa razão o líder dos Defensores), e como parte do seu treinamento místico, ele se tornou um brilhante artista marcial (quase tão bom quanto o Punho de Ferro), ao completar seus estudos, Stephen virou um dos seres mais poderosos da Marvel Comics.Seus poderes são todos de natureza mistica, mas são separadas em categorias diferentes.

Os Poderes do Mago:
1-Poderes pessoais: O Doutor Estranho é um dos mais poderosos telepatas do planeta, sendo capaz de projetar seu corpo astral através da existência, mesmerismo, cria ilusões realistas e comunica-se mentalmente com os outros. Ele não precisa de magia para as suas habilidades telepáticas, no entanto ele pode aumentá-las com fontes de energias mágicas, como o Olho de Agammoto por exemplo.


2-Forças Universais: O Doutor Estranho é capaz de manipular as energias magicas da realidade para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem habilidades telecinéticas, projeta escudos de energia, teleporta a si e aos outros, a pode destruir e transmutar um planeta inteiro.
3-Forças divinas: O Doutor Estranho pode absorver energias de entidades misticas e não-misticas para aumentar a força de seus feitiços.
4-Magia Negra: O Doutor Estranho também foi treinado em magia negra (já que para ser o mago supremo da Terra é necessário ter certos conhecimentos "obscuros"), mas só a usa como último recurso.


Agora que já sabemos um pouco da história do fantástico Dr. Estranho, vamos falar da Graphic Novel Shamballa: “Shamballa” é uma dimensão paralela onde  há uma plenitude, depois, um vácuo. Do vácuo, vem a palavra: Shamballa, “onde a história é ditada; eventos humanos, moldados. Onde as almas dos maiores Mestres da história habitam. 


Eles observam e guiam a Humanidade”. Na história, o Dr. Estranho chega nesse lugar em busca de iluminação depois de receber um presente do Ancião, seu antigo mestre místico – uma caixa enigmática que se revela um portal para essa outra dimensão.
Nela, o Dr. Estranho recebe INSTRUÇÕES: deve completar um feitiço que produzirá o “cataclismo final” [a Terra será “consumida em fogo e doenças!” e “três quartos da humanidade” vai “morrer”] e iniciar “o Período de Ouro”, a “primavera de uma nova raça, que portará a Perfeição”.


Nela pode estar guardado o segredo para o fim do mundo, ou do próprio Estranho, que fará uma viagem de descobrimento de si próprio. Como um atrativo a mais, a Graphic Novel é toda com arte pintada do excelente Dan Green e com o argumento do J. M DeMatteis, essa graphic saiu em 1989 no Brasil pela Editora Abril na série Graphic Novel.






ALTAMENTE RECOMENDADO

14 de outubro de 2014

Dica de Hoje: Para os fãs do rock psicodélico/progressivo - Conheçam OZRIC TENTACLES !!


Essa banda é pouco conhecida no Brasil, mas posso garantir que sua sonoridade é sensacional. Sua música tem influências diretas do Pink Floyd ( quem não tem!) fazendo um som progressivo, espacial, psicodélico.



Não é uma banda nova como poderão ver num breve histórico extraído da Wikipédia que reproduzo abaixo:
Ozric Tentacles (também conhecido como The Ozrics) é uma banda de rock instrumental de Somerset (Inglaterra), que pode ser descrito como psicodélico e space rock. Formado em 1983, a banda lançou 28 álbuns, e já vendeu milhões de copías no mundo inteiro. Passou por muitas mudanças de membros, Ed Wynne é o único membro original da banda.


Os membros originais da banda se conheceram em 1983 no Stonehenge Free FestivalSeu primeiro lançamento foi o Pungent Effulgent em 1989, que também foi re-lançado no começo dos anos 2000, com o álbum Strangeitude. Este foi seguido do Erpland (1990), que foi um álbum dedicado para o Pongmaster, um personagem que apareceu em muitas capas de álbuns da banda.




Integrantes atuais:

Joe Hinton ( Teclados/sintetizadores)

Merv Peplar ( Percussão;bateria)

Brandy Wynne (Baixo/sintetizadores/teclados)

Edy Wynne (Guitarras/sintetizadores/teclados)


Discografia:

A Arte das capas dos Albuns são um prazer à parte. Abaixo alguns exemplos:






Sinta agora uma pequena amostra do som dessa banda. Fantástica!!!


SONZAÇO



10 de outubro de 2014

Dica de Hoje: Aeee Criançada e os não tão crianças - Franklin Richards - Filho de um Gênio !! Muito Bom!!

FRANKLIN RICHARDS - FILHO DE UM GÊNIO !


Quem conhece a genial criação de Bill Watterson, Calvin e Haroldo, um garotinho e seu tigre, perceberá que a inspiração dos autores de Franklin Richards - Filho de um gênio é evidente, porém com o aparato do pai de Franklin (Reed Richards - O Senhor Fantástico) em seu laboratório, o moleque apronta, sempre junto com seu fiel Robô - Babá - Herbie - que rouba a cena sempre!

Mas pra quem não conhece Franklin, ele cronologicamente já não é tão garotinho. Leia um pouco de sua história : Franklin Benjamin Richards é um personagem criado pela  Marvel Comics. Ele surgiu originalmente durante a edição Fantastic Four Annual #6 (Novembro de 1968) e é filho de Reed Richards e Sue Storm, ambos membros do Quarteto Fantástico, e irmão mais velho de Valéria Richards. Ele é um mutante com enormes poderes de manipulação da realidade. Franklin é considerado um mutante nível Omega.



Nos anos que se seguiram, foi sendo cada vez mais usado no Universo Marvel. Mutante, começou a mostrar poderes de manipular a realidade ainda criança, levando o pai a criar maneiras de inibir seus dons e, assim, fazer com que o garoto tivesse uma vida normal.



Sem relação mais próxima com a continuidade das aventuras do Quarteto, Filho de um gênio não cita se Franklin está sob esses inibidores, mas o fato é que ele não demonstra qualquer poder mutante na série. E o subtítulo reforça sutilmente um aspecto importante: o menino está bem longe de ser genial com o pai.



A sacada de dar um inusitado protagonismo ao guri é ótima. E grande parte disso é responsabilidade da verdadeira estrela da série: Herbie. Permanentemente estressado, o pequeno robô desfila sarcasmo e autocomiseração a cada problema que antevê.



Ele faz o “papel” de Haroldo, mas, em vez da cumplicidade existente entre o tigre e Calvin na tira, há a frustração crônica de Herbie por nunca conseguir impedir os desastres causados por Franklin Richards.


O Quarteto Fantástico aparece, mas não muito. O Hulk contracena com o garoto em uma das histórias e o Homem-Aranha e os Inumanos fazem rapidíssimas aparições. E ainda há uma aventura com robôs do Doutor Destino.

Autores: Chris Eliopoulos e Marc Sumerak (argumento), Marc Sumerak (roteiro), Chris Eliopoulos (desenhos) e Brad Anderson, Gurihiru e Lovern Kindzierski (cores) - Tradução: Pedro Bouça e Paulo França


Aqui no Brasil saiu um encadernado reunindo em capa dura oito especiais lançados originalmente entre 2005 e 2008. Cada edição tem, com poucas variações, cinco histórias de cinco páginas cada uma, todas reunidas no album abaixo. Além de excelente leitura, tanto para adultos como para crianças, é uma ótima sugestão para um presente no dia das crianças. Dê ao seu filho e também tire uma casquinha.





RECOMENDADO PARA CRIANÇAS E ADULTOS !!!