26 de fevereiro de 2015

Dica de Hoje: Por Volta da Meia-Noite ( Round Midnight) - Filme e Trilha Sonora Espetaculares!!


O Universo cinematográfico e o universo dos quadrinhos tem muita coisa em comum. São duas mídias que se complementam. E tanto é verdade que todo filme tem um storyboard, que são desenhos do filme feitos por profissionais muito competentes que apontam o caminho que o diretor  deve optar ou não para o desenvolvimento do filme.  Bem, mas o que quero dizer com tudo isso é que a trilha sonora de um filme é peça fundamental para dar o clima das cenas.
Assim como quando leio quadrinhos procuro achar uma trilha sonora adequada.Por exemplo: Quando leio O Sombra, Spirit ou qualquer quadrinho policial, procuro sempre escutar jazz e/ou blues. Quando leio aventura ou ficção procuro escutar progressivo/eletrônico e assim por diante.

O Filme Round Midnight é uma dessas ocasiões em que a trilha sonora casa-se perfeitamente com a história do filme. O diretor que gosta de inovar, criou um clima noir em que conta a história de um saxofonista de jazz que toca em pubs francesses.


O filme se passa em Paris, 1959. Dentro do clube Blue Note, um veterano e talentoso músido de Jazz extrai uma eloqüente melodia de seu sax tenor. Do lado de fora, uma jovem parisiense decide acompanhar aquelas belas notas. Em breve, eles erguerão uma amizade que acenderá a centelha de genialidade final na carreira do músico.


"Por volta da Meia-Noite" que rendeu um Oscar de melhor trilha sonora a Herbie Hancock, é uma elegante ode ao Bebop - Estilo jazzlístico surgido após a segunda guerra mundial - e aos afro americanos expatriados que o criaram, o nutriram e viveram dele.

Dirigido por Bartrand Tavernier e estrelado pelo grande sax tenor Dexter Gordon, numa performance inesquecível, esta é uma jornada musical maravilhosa. Travernier tem a característica de se renovar sempre. Para este filme inspirou-se na vida do crítico de jazz Francis Paudras e no seu amigo Bud Powell. Uma mistura puramente impressionista de ficção e realidade, sem intriga, sobre a vida de músicos negros que vivem em Paris e Nova Iorque.

Foi uma obra que surpreendeu principalmente por reunir um elenco formado por músicos. Isso proporcionou performances memoráveis gravadas com áudio "ao vivo", em um cenário especialmente criado para a excelência em captação de áudio.



Com total liberdade de estrutura e um estranho controle sobre o elemento tempo no filme, a arte da mudança em uma cena e a criação de imagens fantásticas foi bem compreendida. Os personagens falam através do jazz. É sensacional. O elenco composto basicamente de músicos dão um tom especial ao filme.

Fonte: Wikipedia e Adoro Cinema


VEJA O FILME OUÇA A TRILHA SONORA - IMPERDÍVEIS


4 de fevereiro de 2015

Dica de Hoje : Jonny Quest - Animação Fantástica dos anos 60!! Hanna-Barbera !!!


Esta animação marcou época nos anos 60. Os estúdios Hanna-Barbera que produziam e dirigiam várias animações com novos super-heróis e conceitos inovadores, produziram este desenho tremendamente realístico contando as Aventuras de Jonny Quest. Um garoto normal, com um amigo normal, um pai cientista, um segurança bom de briga e um cachorrinho que só se metia em confusão.

A fórmula era perfeita, uma vez que o pai de Jonny, um renomado cientista, era sempre solicitado para investigar casos inusitados no mundo todo, desde aparições de múmias até monstros de energia criados por cientistas loucos, rivais do Dr, Benton.

Com tramas bem boladas, as aventuras de Jonny Quest eram diversão garantida nas manhãs ou tardes em que a animação passava na TV. A trilha sonora dava o clima das histórias, ora com suspense, ora com terror e pitadas de humor com as trapalhadas do cãozinho Bandit. Era uma época boa onde não tínhamos TV a cabo e as animações mais bacanas passavam na TV aberta ( esse termo nem existia na época ) com uma tremenda expectativa de qual o perigo que a famíla Quest iria enfrentar.

A série teve uma temporada nos anos 60 e duas outras. Uma nos anos 80 e outra nos anos 90, mas a original, a primeira, cuja as imagens estão postadas aqui, são a melhores e mais divertidas na minha humilde opinião. A seguir vamos ver um pouco da história desta série de desenhos animados e seus personagens:


Jonny Quest . é uma série animada de TV de ficção cientifica/aventura sobre um garoto que acompanha seu pai em magníficas aventuras. Produzida entre 1964 e 1965 pela Hanna-Barbera Productions para a Screen Gems. O desenho causou certo impacto quando foi lançado por seus traços e animação realista, que destoavam do que os estúdios de Hanna-Barbera vinham fazendo até então.

 Houve mais duas séries, também chamadas temporadas: The New Adventures of Jonny Quest (br:As Novas Aventuras de Jonny Quest), de 1986 a 1987 e The Real Adventures of Jonny Quest (br: As Incríveis Aventuras de Jonny Quest), 1996 a 1997. Que não foram no Brasil tão bem sucedidas como a original.

Os Personagens : 
  • Jonny Quest: é o personagem principal. Jonathan 'Jonny' Quest é filho do Dr. Quest, um cientista que trabalha para o governo britânico em prol do planeta. Pai e filho contam com a ajuda de seu guarda costas Roger "Race" Bannon, designado pela Rainha para a segurança deles, do amigo Hadji, que faz mágicas e foi adotado pelo Dr. na Índia e do cãozinho buldogue Bandit, que sempre entra em confusões. Juntos, vivem várias aventuras principalmente para tentar proteger as descobertas do Doutor, em lugares como a selva amazônica, o Polo Norte, o CanadáTailândia e o Egito, cenários que davam um caráter diferenciado à série.
Dr. Benton Quest: é o pai de Jonny Quest; é um cientista inglês que faz descobertas que ajudam seu país, tais como o uso do raio laser, ondas sônicas, entre outras. Tais descobertas o levam junto a seu filho e seus amigos a viverem muitas aventuras, já que os vilões sempre querem se apoderar de seus achados.





  • Roger "Race" Bannon: Roger T. "Race" Bannon é um agente secreto e ex-combatente do Reino Unido, responsável pela segurança do Dr. Quest, de Jonny e de Hadji. Ele também é professor e "babá" dos garotos, os quais sempre se metem em confusões. Roger tem 32 anos e luta judô, além de pilotar todos os tipos de veículos e atirar muito bem. Ele sempre arrisca sua vida para a salvar a de seus protegidos. 

  • Hadji: Hadji Singh é um garoto indiano de 11 anos; é como se fosse o irmão adotivo de Jonny Quest. Ele aprende em seu país a fazer mágicas como levitação, fazer desaparecer objetos etc. Ele aprendeu a falar fluentemente o inglês com os colonizadores ingleses.

  • Bandit: Bandit é um Pug que pertence a Jonny; ele é muito assustado e sempre entra em conflito com animais menores, como macacos, caranguejos, peixes e fuinhas, sempre se dando mal nas brigas. De vez em quando ele piora as situações em que o grupo se encontra; em outras, os salva por ser pequeno e arisco.

Mais tarde nas temporadas que seguiram nos anos 80 e 90 surgiram outros personagens como o Petronius ( Hardrock), uma criatura de granito guardião de uma civilização antiga. Jessica Bannon, filha do Roger Race Bannon que a revelou-se uma aliada de Jonny e uma apaixonada por Hadji. Particularmente eu não gosto muito dessa nova fase. O bom mesmo era ver Roger Bannon em ação salvando seus protegidos.


E finalmente o vilão
  • Doutor Zin: Cientista oriental (provavelmente chines) inimigo principal da equipe Quest. Ambiciona a dominação mundial. Já foi dado como morto inúmeras vezes, mas sempre retorna com um novo plano.


A dublagem no Brasil era perfeita e as cenas de ação fantásticas em que apareciam armas de raios, mochilas com jatos onde os heróis podiam voar, robôs ultra modernos invulneráveis e até monstros pré-históricos. Aconselho a todos que gostam de uma boa animação adquirirem essa primeira fase de Jonny Quest.  Há algum tempo saiu um DVD com 4 discos com todos os episódios. Vale muito à pena.


ALTAMENTE RECOMENDADO



Fonte: Wikipédia