15 de janeiro de 2015

Dica de Hoje : Para os que tem mais de 50 e para os mais jovens conheçam MIGHTOR !!!


Este post é puro saudosismo, uma vez que na minha infância e adolescência adorava ver os desenhos animados de Hanna/Barbera e dentre eles o meu preferido era Mightor. Existiam muitos outros super heróis nos desenhos animados da época que pra mim foi a época mais criativa em termos de aventura nos desenhos animados. Space Ghost, Galaxy Trio, Shazam o gênio e tantos outros preenchiam as manhãs e tardes na TV. Numa época em que não existiam celulares, internet e vídeo games a distração era ver os desenhos da TV, jogar bola de gude, soltar pipa ou jogar uma pelada na rua com a tão famosa na época bola Dente de Leite e ler quadrinhos...sim quadrinhos. Uma época maravilhosa.

Gostava de Mightor porque na época estava começando a ler quadrinhos de super heróis, mais precisamente da Marvel e conheci o Poderoso Thor escrito por Stan Lee e Jack Kirb e vi que poderia haver uma relação entre eles. Seriam a mesma pessoa, ou seja o mesmo Deus do Trovão que viveu em uma época em que o homem vivia ainda em cavernas. Eram minhas suposições na época e que me faziam cada vez mais gostar tanto dos desenhos animados quando dos quadrinhos que saiam na época. Enfim as duas paixões perduram até hoje e saudosamente resolvi postar algo sobre essa época que impulsionou muito minha paixão por HQs e desenhos animados.

Agora um pouco do enredo do desenho: O Poderoso Mightor é um super-herói dos desenhos animados da Hanna-Barbera. As aventuras de Mightor dividiam o tempo com o desenho animado de Moby Dick. Criado por Alex Toth, o show foi exibido pelo canal CBS entre 1967 e 1969. 




A identidade secreta de Mightor era a do homem das cavernas Tor, que se transformava em super-herói graças ao poder de sua clava mágica. Ele também transformava seu mascote dinossauro em uma fera voadora (Tog).



Mightor protegia o vilarejo onde morava junto com seus amigos: o chefe Pondo e seus filhos Sheera e Rok. Rok vivia se fantasiando de Mightor e sem poderes, se colocava constantemente em perigo junto com seu mascote, o pássaro Dodo Ork. Sheera também tinha seu próprio mascote, o mamute Bollo.


Na abertura de cada aventura era apresentada a seguinte narrativa:
"Durante uma caçada Tor e seu fiel companheiro Tog salvam um velho eremita. Em agradecimento o velho dá uma clava que possui grandes poderes. Tor levanta a clava e transforma-se no poderoso Mightor, assim como Tog num dragão que lança fogo. Juntos eles se tornam os defensores dos fracos e dos inocentes. O poderoso Mightor!"


Pode-se notar que há semelhanças entre o eremita e o Mago Shazam ambos mediadores de poderes fantásticos e mágicos. Assim, como Thor, quando possuía uma identidade secreta, Tor possui uma arma mágica que possibilita sua transmutação.


Poderes:
  • Força sobre-humana: uma força muito maior do que a de um ser humano normal e de outros monstruosos seres pré-históricos daquele período.
  • Resistência física sobre-humana: resistência a golpes fatais, avalanches, soterramentos, com manifestação de um surpreendente vigor durante longos períodos e aparente invulnerabilidade as formas de danos físicos relacionadas com fogo, frio, choques ou força extrema.
  • Voo: a capacidade de desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade, tal qual o Superman. Consegue ainda flutuar e mudar da direção do voo.
  • Coragem sobre-humana: noção de perigo reduzida e capacidade aumentada para encarar os piores perigos imaginados com destemor.
  • Transformação física rápida: mudança instantaneamente da aparência física tornando-se de maior estatura e compleição física avantajada.
  • Comunicação direta com o seu animal-aliado: habilidade de conduzir estrategicamente o ataques de Tog, transformado num dragão voador cuspidor de fogo, contra os seus adversários.
  • Controle mágico de sua clava: através desta potente arma consegue gerar raios, desferir golpes poderosos ampliados, iniciar cataclismos de modo controlado como erupções, além de possibilitar outros encantamentos de ataque misteriosos e desconhecidos.


Enfim este é MIGHTOR. Para os mais jovens vale a pena conhecer esse herói que encantou minha geração e ainda encanta. Você pode assistir as aventuras no YouTube ou baixar as duas temporadas que foram sensacionais. Abaixo a abertura do desenho.



ALTAMENTE RECOMENDADO

Fonte de pesquisa : Wikipedia




2 comentários:

  1. Pura nostalgia! Também me lembro dessa época, eu também estava começando a me interessar pelas HQs da Marvel lançadas pela Editora Abril (comecei a colecionar em 1981) e haviam esses desenhos da Hanna-Barbera, como o Mightor, Galaxy Trio, Homem-Pássaro, Herculóides, Space Ghost, etc. que traziam esses outros heróis - muito bacana.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Roger. É sempre bom relembrar coisas boas!! Valeu!!

      Excluir