O Universo cinematográfico e o universo dos quadrinhos tem muita coisa em comum. São duas mídias que se complementam. E tanto é verdade que todo filme tem um storyboard, que são desenhos do filme feitos por profissionais muito competentes que apontam o caminho que o diretor deve optar ou não para o desenvolvimento do filme. Bem, mas o que quero dizer com tudo isso é que a trilha sonora de um filme é peça fundamental para dar o clima das cenas.
Assim como quando leio quadrinhos procuro achar uma trilha sonora adequada.Por exemplo: Quando leio O Sombra, Spirit ou qualquer quadrinho policial, procuro sempre escutar jazz e/ou blues. Quando leio aventura ou ficção procuro escutar progressivo/eletrônico e assim por diante.
O Filme Round Midnight é uma dessas ocasiões em que a trilha sonora casa-se perfeitamente com a história do filme. O diretor que gosta de inovar, criou um clima noir em que conta a história de um saxofonista de jazz que toca em pubs francesses.
O filme se passa em Paris, 1959. Dentro do clube Blue Note, um veterano e talentoso músido de Jazz extrai uma eloqüente melodia de seu sax tenor. Do lado de fora, uma jovem parisiense decide acompanhar aquelas belas notas. Em breve, eles erguerão uma amizade que acenderá a centelha de genialidade final na carreira do músico.
"Por volta da Meia-Noite" que rendeu um Oscar de melhor trilha sonora a Herbie Hancock, é uma elegante ode ao Bebop - Estilo jazzlístico surgido após a segunda guerra mundial - e aos afro americanos expatriados que o criaram, o nutriram e viveram dele.
Dirigido por Bartrand Tavernier e estrelado pelo grande sax tenor Dexter Gordon, numa performance inesquecível, esta é uma jornada musical maravilhosa. Travernier tem a característica de se renovar sempre. Para este filme inspirou-se na vida do crítico de jazz Francis Paudras e no seu amigo Bud Powell. Uma mistura puramente impressionista de ficção e realidade, sem intriga, sobre a vida de músicos negros que vivem em Paris e Nova Iorque.
Foi uma obra que surpreendeu principalmente por reunir um elenco formado por músicos. Isso proporcionou performances memoráveis gravadas com áudio "ao vivo", em um cenário especialmente criado para a excelência em captação de áudio.
Com total liberdade de estrutura e um estranho controle sobre o elemento tempo no filme, a arte da mudança em uma cena e a criação de imagens fantásticas foi bem compreendida. Os personagens falam através do jazz. É sensacional. O elenco composto basicamente de músicos dão um tom especial ao filme.
Fonte: Wikipedia e Adoro Cinema
VEJA O FILME OUÇA A TRILHA SONORA - IMPERDÍVEIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário