9 de novembro de 2014

Edgar Allan Poe e Alan Parsons Project - União Fantástica !!

Tales of Mystery and Imagination

Os Músicos


The Alan Parsons Project é um grupo de rock progressivo inglês formado nos fins dos anos 70 início dos anos 80 e foi fundado por Alan Parsons e Eric Woolfson.

Os membros regulares da banda são:  Andrew Powell (compositor e organizador de música de orquestra durante a vida do projeto), Ian Bairnson (guitarrista) e Richard Cottle (sintetizador e saxofonista) também tornaram-se partes integrais do som do projeto. Powell é também creditado por ter composto uma banda sonora ao estilo do projeto para o filme Feitiço de Áquila (Lady hawke em inglês) de Richard Donner.

Edgar Allan Poe (nascido Edgar PoeBoston, 19 de Janeiro de 1809 - Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, fez parte do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos sendo considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica.


As obras mais conhecidas de Poe são Góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o luto.
 Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo sombrio, uma reação literária ao transcendentalismo, do qual Poe fortemente não gostava.

Tales of Mystery and Imagination é o álbum de estréia do grupo The Alan Parsons Project, lançado em 1976. Os temas líricos e musicais - releituras de horror, histórias e poesia de Edgar Allan Poe.O título do álbum é tirado de um título popular para uma coleção de contos macabros de Poe com o mesmo nome, Tales of Mystery and Imagination , publicado pela primeira vez em 1908 e reeditado várias vezes desde então.

Originalmente chamado simplesmente de The Alan Parsons Project , o álbum foi bem sucedido o suficiente para alcançar o status de ouro. A identidade do The Alan Parsons Project como um grupo foi definida e outros albuns consolidaram seu som como no segundo álbum, I Robot , em 1977.


A versão original do álbum estava disponível para vários anos em vinil e cassete , mas não estava imediatamente disponível em CD ( A tecnologia digital não estava disponível comercialmente até 1982).


Em 1987, Parsons remixa completamente o álbum, incluindo passagens adicionais de guitarra e a narração (por Orson Welles ), atualiza o estilo de produção para incluir  reverberação pesada que foi popular na década de 1980. O CD observa que Welles nunca conheceu Parsons ou Eric Woolfson, mas enviou uma fita para eles da sua n19761rrativa logo após o álbum foi produzido em 1976."
A primeira passagem narrada por Welles em 1987 Remix (que vem antes da primeira faixa, "Um Sonho Dentro de um Sonho") é proveniente de uma peça de não-ficção obscura por Poe. A segunda passagem Welles lê (que vem antes de "A Queda da Casa de Usher" (Prelude), parece ser uma paráfrase parcial ou composto de não-ficção de Poe, Em 2007, a edição de luxo lançada pela Universal Music incluía tanto as 1976 e as 1987 versões remasterizadas por Alan Parsons em 2006, com oito faixas bônus adi
cionais.



Ao lado a contra capa do album de 1976 com as músicas da primeira edição. Notem que todos os títulos das músicas são contos de Edgar Alan Poe.

E aqui a edição de luxo do álbum, remasterizado em 1987 com as duas versões do álbum. Na remasterização de 1987 está a narração de Orson Wells. Em 2010 o álbum foi nomeado como uns dos 50 melhores álbuns que deram origem ao rock progressivo pela revista Classic Rock Magazine.




ESSA É A CAPA DO ÁLBUM - IMPERDÍVEL

Fonte de pesquisa: Wikipédia 
Abaixo uma pequena amostra com a música ( poema) The Raven ( O Corvo)


4 comentários:

  1. Minha esposa é fã de AP. E eu escutei toda a coleção dela quando casamos, vinte anos atrás. Tales of Mystery and Imagination é um dos meus favoritos, junto com I, Robot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reza a lenda que os mais fanáticos por Poe acham esse álbum pouco macabro pela sonoridade que ele tem e não corresponde a teor da obra de Poe. Eu particularmente acho que é perfeito, principalmente o Lado B onde tem The fall of the house of Usher que li em quadrinhos ouvindo-o. É uma boa experiência amigo Ben.

      Excluir
  2. Quanto a trilha sonora de LadyHawke... Richard Donner, enquanto estava procurando locações para o filme na Europa, escutou constantemente Alan Parsons. Foi feita uma trilha sonora "normal" para o filme. Mas de certa forma, para Donner, não caia bem. E então ele resolveu que o pessoal do AP deveria fazer a trilha. Se é lenda ou não, a ideia é bem interessante...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li em alguns sites de cinema essa história, dita pelo próprio Donner. Então vamos crer que seja verdadeira. rsrsr

      Excluir