27 de outubro de 2014

Dica de Hoje: Dr. Estranho - Shamballa - Graphic Novel Show !!!












Dr. Estranho - Shamballa

Mas quem é do Dr. Estranho??? 
Ele é o Mago Supremo do Universo Marvel. O equivalente ao Dr. Destino do Universo DC. Mas antes de falarmos sobre a Graphic Novel Shamballa, vamos saber um pouco mais deste enigmático personagem que apareceu e ainda aparece tantas vezes em várias histórias de vários personagens, tanto mutantes, quanto aracnídeos e também nos Vingadores, entre outros.

Doutor Estranho (Doctor Strange, no original) é Stephen Vincent Strange, um dos mais originais e diferentes personagens dos quadrinhos, é o mago supremo do Universo Marvel, personagem criado por Stan Lee e Steve Dikto na década de sessenta. Dividiu uma revista com o Tocha Humana, que aparecia em histórias solo.

Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado para um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro, entretanto, seus poderes e dons constituíram características originais e inteligentemente imaginadas por seus criadores, principalmente pelo fato que o Doutor Estranho não se vale da força física, mas de inteligência e magia em suas aventuras.

Seus direitos autorais pertencem a sua criadora, a Marvel Comics. Seu maior inimigo é Dormammu, pai da sua namorada e depois esposa Cléia. Participou do grupo de super-heróis poderosos denominado Defensores, capazes de rivalizar até com Os Vingadores.


Como característica marcante do personagem, Stan Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio americano dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos. Desta forma, as revistas do Doutor Estranho alcançaram grande sucesso de vendas principalmente nas décadas de 70 e 80.  A Origem: O Mago Supremo da magia teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era o Doutor Stephen Strange, um bem-sucedido cirurgião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais poder operar. Sem rumo, o ex-cirurgião vagou pelo mundo até que chegou ao Himalaia, onde conheceu um velho místico chamado "Ancião", que o abrigou.





Sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajudá-lo contra o seu discípulo, o Barão Mordo, que desejava matá-lo. Porém, ao descobrir que o visitante americano queria salvar o seu mestre, o vilão fez um feitiço que o impedia de avisar o Ancião. Desesperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salvá-lo. Assim nasce um dos mais famosos e importantes heróis da Marvel Comics e dos quadrinhos em geral (essa história recontada foi publicada no Brasil pela Rio Gráfica Editora na revista Almanaque Marvel).



Stephen Stranger foi um renomado cirurgião e é um grande estrategista (sendo por essa razão o líder dos Defensores), e como parte do seu treinamento místico, ele se tornou um brilhante artista marcial (quase tão bom quanto o Punho de Ferro), ao completar seus estudos, Stephen virou um dos seres mais poderosos da Marvel Comics.Seus poderes são todos de natureza mistica, mas são separadas em categorias diferentes.

Os Poderes do Mago:
1-Poderes pessoais: O Doutor Estranho é um dos mais poderosos telepatas do planeta, sendo capaz de projetar seu corpo astral através da existência, mesmerismo, cria ilusões realistas e comunica-se mentalmente com os outros. Ele não precisa de magia para as suas habilidades telepáticas, no entanto ele pode aumentá-las com fontes de energias mágicas, como o Olho de Agammoto por exemplo.


2-Forças Universais: O Doutor Estranho é capaz de manipular as energias magicas da realidade para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem habilidades telecinéticas, projeta escudos de energia, teleporta a si e aos outros, a pode destruir e transmutar um planeta inteiro.
3-Forças divinas: O Doutor Estranho pode absorver energias de entidades misticas e não-misticas para aumentar a força de seus feitiços.
4-Magia Negra: O Doutor Estranho também foi treinado em magia negra (já que para ser o mago supremo da Terra é necessário ter certos conhecimentos "obscuros"), mas só a usa como último recurso.


Agora que já sabemos um pouco da história do fantástico Dr. Estranho, vamos falar da Graphic Novel Shamballa: “Shamballa” é uma dimensão paralela onde  há uma plenitude, depois, um vácuo. Do vácuo, vem a palavra: Shamballa, “onde a história é ditada; eventos humanos, moldados. Onde as almas dos maiores Mestres da história habitam. 


Eles observam e guiam a Humanidade”. Na história, o Dr. Estranho chega nesse lugar em busca de iluminação depois de receber um presente do Ancião, seu antigo mestre místico – uma caixa enigmática que se revela um portal para essa outra dimensão.
Nela, o Dr. Estranho recebe INSTRUÇÕES: deve completar um feitiço que produzirá o “cataclismo final” [a Terra será “consumida em fogo e doenças!” e “três quartos da humanidade” vai “morrer”] e iniciar “o Período de Ouro”, a “primavera de uma nova raça, que portará a Perfeição”.


Nela pode estar guardado o segredo para o fim do mundo, ou do próprio Estranho, que fará uma viagem de descobrimento de si próprio. Como um atrativo a mais, a Graphic Novel é toda com arte pintada do excelente Dan Green e com o argumento do J. M DeMatteis, essa graphic saiu em 1989 no Brasil pela Editora Abril na série Graphic Novel.






ALTAMENTE RECOMENDADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário