10 de janeiro de 2016

Primeira Dica de 2016 : Prog Exhibition - 40 Anni di Musica Immaginifica - P. F. M



Prog Exhibition foi um concerto realizado em Roma em 2010 no teatro Tendatrisce no dia 5 de Novembro de 2010. Esse concerto reuniu várias bandas de rock progressivo italiano e vários convidados ilustres.

Meu destaque é para Banda Premiata Forneira Marconi -  P.F.M.- como é conhecida. Essa banda tem influências do ELP, Triumvirat entre outros e é uma das minhas preferidas no cenário progressivo.


Os músicos desta banda são ótimos. São eles: Gianluca Tagliavani - Tecladista e Lucio Fabbri - violinista. Esses dois deixam o que foi velho novo em folha. Excelentes. Convidados sempre pelo P.F.M para shows, eles preenchem o palco com seus instrumentos e sua virtuosidade.





O núcleo da banda são os músicos Patrick Djivas (baixo), Franz di Cioccio (vocais, bateria e percurssão), Franco Mussida( vocais, guitarras elétricas e acústicas).


E nessa apresentação eles contam com nada mais nada menos que Ian Anderson, o criador, fundador do Jethro Tull, banda revolucionária do rock progressivo, blues e jazz graças ao seu virtuose na flauta. Ian Anderson.


O mais legal nesse concerto é que as músicas foram cantadas em versões originais em italiano, a não ser as que foram compostas originalmente em inglês e assim permaneceram.


 Se você espera para ouvir uma banda que soa similar à maneira que soou nos anos setenta eu tenho que dizer que não é bem assim. A banda sempre soou diferente em todos os concertos realizados no passado e que também se aplica a este desempenho. Há e sempre houve espaço para a improvisação e o uso de teclados diferentes - não MiniMoog desta vez - e os arranjos diferentes mudaram a música em uma direção um pouco diferente. 


As peças clássicas bem conhecidas são bem realizadas e fico ainda mais ansioso para testemunhá-las ao vivo no palco! Mas também as músicas menos conhecidas, como as instrumentais La Terra Dell'Acqua e Cyber ​​Alpha 3.1 ,Stati Di Immaginazionethe (2006)  vale a pena ouvir. Isso também se aplica ao  Maestro Della Voce, com uma introdução agradável do baixo.


Impagáveis também é o Jethro Tull-medley incluindo Intro Bach, Bourée e My God.As contribuições de Ian Anderson para este álbum o tornam um item de colecionador para muitos fãs de ambas as Bandas Jethro Tull e PFM. A colaboração entre estes músicos funciona muito bem e certamente levanta este álbum para uma classificação mais elevada.

Premiata Forneria Marconi Con Ian Anderson - 
Live In Roma 


(CD 2012, 43: 53/44: 15, Aereostella ARS IMM / 1008) As faixas:


CD 1:
  1- La Luna Nuova(07:51)
  2- Il Banchetto(05:01)
  3- Harlequin(07:40)
  4- La Terra Dell'Acqua(08:28)
  5- Intro Bach(01:30)
  6- Bourée(04:22)
  7- Meu Deus(8:58)
CD 2:
  1- Out Of The Roundabout(09:47)
  2- Maestro Della Voce / Luglio, Agosto, Settembre Nero(8:32)
  3- do Cyber ​​Alpha 3.1(05:03)
  4- Impressioni Di Settembre(5:29)
  5- La Carrozza Di Hans(06:56)
  6- E Festa(03:57)
  7- Se Le Brescion(2:27)
  8- La Tentazione(02:00)

Me sinto um privilegiado em poder ter visto um dia ao vivo essa banda maravilhosa aqui no Rio de Janeiro. Sim, no Rio. Eles estiveram aqui nos anos 90 e eu estava lá.

Abaixo uma palinha desse show.  Com Ian Anderson. 




IMPERDÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário