27 de dezembro de 2021

The Hound of the Baskervilles - O Cão dos Baskervilles 

Album conceitual de Clive Nolan e Oliver Wakeman

Quem não conhece a obra mais famosa de Sir Arthur Conan Doyle, O Cão dos Baskervilles, onde o detetive mais famoso do mundo, Shelorck Holmes, desvenda o mistério da maldição dos Barskervilles. Só para contextualizar vou resumir a introdução da história clássica do nosso querido detetive: 
Publicado em 1902, Holmes e seu fiel parceiro, Watson, investigam a morte de Sir Charles Barkervilles, um milionário inglês achado morto num pântano próximo ao seu lar. Conta a lenda que Charles havia sido assassinado por um cão que assombrava a região, conhecido por matar gerações da família Baskerville. A causa provável da morte de Charles teria sido um ataque cardíaco. 
Após a morte do milionário, seu sobrinho assumiria a mansão herdada da família. Holmes foi chamado para investigar o caso e descobrir se o futuro proprietário da mansão teria o mesmo destino dos seus antepassados. Sua missão, desvendar o mistério da lenda que assombra as gerações dos Baskervilles.
Pronto, foi dada a razão para Oliver Wakeman e Clive Nolan, dois excelentes tecladistas fizessem um trabalho conceitual, no mínimo desafiador. 


Oliver Wakeman, ao lado, dispensa apresentações, pois tem como pai o mago dos teclados e por muito tempo foi um dos tecladistas mais rápidos do mundo. Seu filho tem sua formação e o garoto é tão bom que substituiu o pai na banda YES e tem sua própria banda, além de participar do Strawbs e do Starcastle, ambas bandas de rock progressivo.

Clive Nolan é outro excelente músico onde participa até hoje de bandas importantes como Pendragon, Arena, Shadowland entre outras. Clive Nolan foi um prodígio que aos 16 anos de idade foi o músico mais jovem a receber um diploma de composição do London College Music. Toca além de teclados, viola, violino, violoncelo e é graduado em composição, orquestração, arranjo e regência.
Esses dois grandes músicos resolveram "musicar" o livro O Cão dos Baskervilles e o resultado foi fantástico. 

Contando com grandes músicos que poderemos ver mais adiante, o clima neo-clássico da obra nos remete ao ambiente retratado no livro e os personagens principais do livro são interpretados pelos vocalistas que compõe a banda. A narração é de Robert Powel que é um ator de sucesso além de ser também um vocalista formidável. 
O albúm não é atual. Foi lançado em 2002 e aqui no Brasil nem chegou a ser comentado, a não ser pelos especialistas musicais que acompanham sempre o cenário do rock progressivo no mundo. Na verdade não sei se o rótulo de rock progressivo cabe nessa obra, embora tenha guitarras e teclados eu diria que está mais para Neo-clássico, pois os arranjos e as composições são excelentes e o clima que  a obra transmite é sem igual. Uma boa experiência seria ler o livro ouvindo o som do álbum. Abaixo o time de músicos que fazem acontecer e desvendam o mistério do Cão dos Baskervilles.


Como podem ver a obra é de alta qualidade e está disponível nos principais streamings de música como Spotfy, Amazon Music e Youtube Music. A capa do álbum segue abaixo assim como um link para terem uma amostra da obra. ENJOY.


ALTAMENTE RECOMENDADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário