30 de setembro de 2014

Dica de Hoje: Os Desenhistas - Os que fazem a história acontecer!! - Parte 1


                        COM VOCÊS: OS DESENHISTAS - GENIAIS !!


Amigos internautas, hoje resolvi falar daqueles que nos fazem delirar com sua arte nas histórias em quadrinhos. Não vou fazer aqui nenhum documentário ou falar sobre a vida desses caras que fizeram (alguns já partiram) e ainda fazem hoje nos emocionar com sua arte nas HQS.  Também não vou me prender a cronologia ou ordem em que apareceram. Simplesmente vou falar e mostrar o que eles fizeram e o que estão fazendo pela nona arte. 

Esse aqui por exemplo é Bob Kane. Nada mais é o cara que deu forma ao Batman. Sim ao Batman que completou 75 anos e que se observarem o seu visual pouco mudou nesses longos anos. O Cavaleiro das Trevas, o Homem Morcego, o Justiceiro que encanta tantos fãs ao redor do mundo foi idealizado por esse cara. Só por isso sou fã dele de carteirinha.


Observem na sua arte a concepção do Homem Morcego, soturno, enigmático. Como vemos o morcegão hoje em dia. O Cara. Claro que ele não teve esse apelo quando foi criado, mas sua evolução como personagem foi fantástica. Hoje diversos artistas desenham o Batman assim, um ser que inspira o medo nos oponentes. Genial!!!



Esse aí ao lado é John Buscema. Outro artista genial. Desenhou para Marvel vários personagens, mas o que me marcou foi o personagem Conan O Bárbaro na revista de mesmo nome e na revista A Espada Selvagem de Conan. Seus desenhos deram a selvageria que Conan teria que ter, já que os roteiros pediam isso. E ele o fez com maestria. 






Ele desenhou praticamente todos os personagens da Marvel e seu traço é inconfundível. 





Mas com Conan foi demais. Pelo menos pra mim. Sua riqueza de detalhes, o poder que emana do cimério, sua selvageria, sua sensualidade e seu carisma. John fez a cara do Conan e seu criador deve estar orgulhoso, onde quer que esteja. Graças ao seu traço o ator Arnold Schwarzenegger  foi escolhido para o papel do cimério no cinema.


Agora é a vez de Joe Shuster. Pra quem não sabe, ele, juntamente com Jerry Siegel criaram uma lenda. Superman.  Imaginem o poder de criação que esses caras tinham. Eles criaram o Superman. O ser mais poderoso dos quadrinhos. Não vou contar aqui a história do Superman, nem tampouco do Joe, mas peço a vocês, amantes da nona arte, que viagem no tempo e imaginem lendo as primeiras aventuras deste herói, que fazia o impossível para nós, simples humanos.





A concepção do Homem de Aço era perfeita. Forte, musculoso, carismático, amante da paz e do American way of life. A principio ele não voava e somente dava saltos enormes. Tinha uma visão de raios X que permitiam ver através das paredes e combatia o mal na forma de bandidos e até mesmo super vilões. 


Sempre salvando a mocinha Joe  fez um Superman maravilhoso com um traço impecável e com uma dramaticidade em seus desenhos fantástica. Tanto é verdade que o número 1 da revista do Superman foi leiloado a pouco tempo por 3,2 milhões de dolares. Uma verdadeira relíquia.





Agora se Joe criou o Superman, Curt Swan, essa figura aí ao lado, estabeleceu o que é o Superman hoje. Dono de um traço simples, porém eficaz, ele desenhou o Homem de Aço durante vários anos e na minha juventude eu conheci o Super com o traço de Swan. Adorava sua narrativa, suas expressões faciais nos desenhos que fazia.








Observem os desenhos ao lado e vejam o Superman em diversos momentos. Os mais antigos vão se lembrar dessa fase. Publicada no Brasil pela Editora Ebal a revista Super Homem era só Curt Swan. Adorava. Outro artista genial que nos deixou um legado incrível. 


Olha aí outro cara que merece respeito. Steve Ditko. Esse cara, juntamente com Stan Lee, criaram o Homem Aranha. É mole ou quer mais?  E também deu forma a quase todos os personagens que cercam o Aracnídeo. Tanto os amigos quanto os vilões. Ditko era um mestre. Veja abaixo alguns de seus desenhos:




É emocionante ver quem são os caras que fazem as histórias acontecerem. E esses são só alguns deles. Sinceramente, depois que comecei esse post, não sei quantas partes vão ser postadas, porque são muitos artistas geniais. Mas com tempo e inspiração vou postando os que eu considero fundamentais/essenciais e etc.. os elogios não param. Acima no banner que abre o post estão da esquerda para a direita, Barry Windsor Smith ( do qual na próxima postagem falarei sobre ele), Curt Swan, Steve Ditko, Joe Shuster e John Buscema


        LEIAM QUADRINHOS - É TUDO DE BOM!!

7 de setembro de 2014

Dica de Hoje : Slash - O Guerreiro do Apocalipse!!! Minissérie Espetacular!!

SLASH - O GUERREIRO DO APOCALIPSE!!



Muitas histórias sobre invasão do mundo foram escritas. Em 1938 o então desconhecido locutor Orson Welles, assombrou os Estados Unidos ao transmitir via rádio uma invasão de discos voadores sobre Nova York. A notícia tornou-se histórica, mas na verdade o locutor apenas interpretava a adaptação de um trecho do livro Guerra dos Mundos, obra de ficção do escritor H.G. Wells.

A possibilidade do nosso planeta ser invadido por seres alienígenas está no inconsciente coletivo desde o século 19, quando as bruxarias deixaram de ser explicação para tudo. Filmes foram feitos, histórias em quadrinhos, romances e tudo que é relacionado a seres de outros planetas permearam e ainda permeiam as mentes mais criativas do século passado e do nosso século. Com a possibilidade do homem conquistar o espaço, algo que nos fascina e ao mesmo tempo aterroriza, vemos histórias de seres espaciais, às vezes bonzinhos, outras nem tanto, como um fato que um dia irá acontecer.

Acho que não verei esse dia, mas que vai acontecer, isso vai. Até porque vemos relatos de testemunhas que já viram ou filmaram seres não humanos entre nós. Ciências foram criadas para estudar esses fenômenos. Vídeos pipocam toda hora na internet sobre objetos voadores não identificados. Testemunhos de pilotos de avião que viram coisas que pareceriam estranhas nos céus, se comportando não como aeronaves e sim como Discos Voadores.

Bem, a história que estou recomendando hoje é SLASH - O GUERREIRO DO APOCALIPSE. Roteiro de Doug Moench e Paul Gulacy e arte de Paul Gulacy. E tem tudo haver com invasões alienígenas. O roteiro é espetacular e a arte, publicada aqui em preto e branco, valoriza mais o trabalho do artista que é sensacional. 

A história: Slash Maraud vive em uma terra dominada por alienígenas. Esta condição já dura anos, e a Terra já foi praticamente colonizada. A resistência aos aliens é praticamente nula, até que Wild Blue convence Slash a liderar uma revolução contra os invasores. Para que tenham êxito precisam encontrar o Dr. X, que não é ninguém menos que um dos invasores que se arrependeu do que estão fazendo com a Terra e se dispôs a reverter o processo de colonização de nosso planeta.

Porém, Wild Blue e Slash são apenas dois, e eles precisam de um exército. Caminhando por um EUA devastado eles encontram os mais improváveis aliados, sejam damazonas, uma gangue de mulheres, ou mesmo uma gangue liderada por um jovem fã de Elvis Presley. 


Quanto mais o "exército" cresce, mais a chance de sucesso parece possível. Ainda assim, os alienígenas contam com um novo líder, que substitui um cansado Kargh, que vinha deixando os humanos em paz, acreditando que em pouco tempo eles mesmo se destruiriam. O novo líder não pensa assim e parte para o ataque.






A minissérie lançada em 1989 pela Editora Abril, no auge das minisséries e graphic novels que aportaram em nosso país, foi sem dúvida uma das mais cativantes, onde você atento leitor, vai observar a diversas referências de filmes, séries da época, livros de ficção científica e não só.





Só para se ter uma idéia, o alienígena chamado Dr. X, que pretende acabar com a invasão, mas está sozinho e não tem praticamente ajuda de ninguém, e encontrado por Slash e sua trupe em um Motel chamado BATES. Isso mesmo Bates Motel. Hoje uma série televisiva onde é contada a história de Norman Bates e sua mãe. E as referências não param por aí. Gangues de rua que lembram o filme Mad Max e muito mais.



Doug Moench e Paul Gulacy foram parceiros por muitos anos criando as aventuras do Mestre do Kung Fu. Assim sendo, os dois tinham mais do que uma química já comprovada, que transbordou nas páginas de Slash. Aventura, romance, humor, sarcasmo e ação são a tônica dessa HQ que traz referências a muitos clássicos do cinema.
Mas se você não é nenhum fanático por cinema, não se preocupe. Slash é uma história em quadrinhos sim e da melhor qualidade. É literatura despretensiosa e divertida. Afinal, para salvar o mundo é preciso ter disposição e humor.



Onde encontrar? Ora se você quiser ler as que sairam no Brasil, é só procurar em sebos ou na net. Ah!! Tem pra baixar também.




ALTAMENTE RECOMENDADO!!



4 de setembro de 2014

Dica de Hoje: Hulk e O Coisa - Encontro Épico - Diversão Pura !!


Grandes encontros Marvel são constantes, mas nenhum foi de uma forma tão divertida quanto este.


Esta é uma história divertidíssima, concebida pelo roteirista Jim Starlin ( sou muito fã) e o desenhista Berni Wrightson ( também sou fã). O Coisa e o Hulk estão levando suas vidas normalmente, com O Coisa sendo zuado por uma gangue de moleques liderados por Stan e Jack, uma clara homenagem a Stan Lee e Jack Kirb. O Hulk está pulando no deserto quando vê uma escultura gigantesca do Coisa elaborada por um fã do super-herói.


Quando ele vê a escultura do seu "arqui inimigo" ele a destrói e questiona o seu autor o porque de se fazer uma escultura do "Homem de Pedra". Subitamente os dois são transportados para um planeta muito distante onde foram recrutados por um empresário local que os convence a executar um pequeno serviço para eles em troca de 2 desejos. Qualquer coisa que eles quisessem. Jim Starlin e Berni Wrightson criaram uma história bem humorada onde o Hulk  ( não tão inteligente) e o Coisa ( também não tão esperto), se aliam para uma causa comum e a realização de dois desejos.



Há passagens memoráveis, onde o Hulk questiona o Coisa sobre o disfarce que eles devem assumir para não serem identificados em um planeta alienígena onde os habitantes mal conhecem os dois.


A solução encontrada pelo Hulk para passar despercebido entre os habitantes do planeta, usando um habitante em forma de povo como chapéu. Claro que depois de nocauteá-lo. E seu disfarce deu mais do que certo. Então eles continuam a jornada pelo planeta em busca do algoz para que foram contratados a cobrar uma certa substancia que iria revolucionar o modo de alimentação dos habitantes.




Eles tem batalhas com seres alienígenas grotescos e vão derrubando um a um com os velhos chavões: Hulk Esmaga e Tá na Hora do Pau!! Tudo com muito bom humor!



Finalmente eles encontram o leão de chácara que protege quem eles devem cobrar. E nada mais é do que um ser gigante constituído da fusão dos dois. É chamado de Senth Obraço.


Não vou contar o final para não estragar a surpresa pois lembrem-se eles ainda tem dois desejos a serem cumpridos depois de concluírem a missão.  Então não deixem de ler essa preciosidade, pois acho difícil achar em boas condições e preços acessíveis, mas conseguirão ler on line em sites na net.

O Incrível Hulk e O Coisa em A Grande Mudança




IMPERDÍVEL