COM VOCÊS: OS DESENHISTAS - GENIAIS !!
Amigos internautas, hoje resolvi falar daqueles que nos fazem delirar com sua arte nas histórias em quadrinhos. Não vou fazer aqui nenhum documentário ou falar sobre a vida desses caras que fizeram (alguns já partiram) e ainda fazem hoje nos emocionar com sua arte nas HQS. Também não vou me prender a cronologia ou ordem em que apareceram. Simplesmente vou falar e mostrar o que eles fizeram e o que estão fazendo pela nona arte.
Esse aqui por exemplo é Bob Kane. Nada mais é o cara que deu forma ao Batman. Sim ao Batman que completou 75 anos e que se observarem o seu visual pouco mudou nesses longos anos. O Cavaleiro das Trevas, o Homem Morcego, o Justiceiro que encanta tantos fãs ao redor do mundo foi idealizado por esse cara. Só por isso sou fã dele de carteirinha.
Observem na sua arte a concepção do Homem Morcego, soturno, enigmático. Como vemos o morcegão hoje em dia. O Cara. Claro que ele não teve esse apelo quando foi criado, mas sua evolução como personagem foi fantástica. Hoje diversos artistas desenham o Batman assim, um ser que inspira o medo nos oponentes. Genial!!!
Esse aí ao lado é John Buscema. Outro artista genial. Desenhou para Marvel vários personagens, mas o que me marcou foi o personagem Conan O Bárbaro na revista de mesmo nome e na revista A Espada Selvagem de Conan. Seus desenhos deram a selvageria que Conan teria que ter, já que os roteiros pediam isso. E ele o fez com maestria.
Ele desenhou praticamente todos os personagens da Marvel e seu traço é inconfundível.
Mas com Conan foi demais. Pelo menos pra mim. Sua riqueza de detalhes, o poder que emana do cimério, sua selvageria, sua sensualidade e seu carisma. John fez a cara do Conan e seu criador deve estar orgulhoso, onde quer que esteja. Graças ao seu traço o ator Arnold Schwarzenegger foi escolhido para o papel do cimério no cinema.
Agora é a vez de Joe Shuster. Pra quem não sabe, ele, juntamente com Jerry Siegel criaram uma lenda. Superman. Imaginem o poder de criação que esses caras tinham. Eles criaram o Superman. O ser mais poderoso dos quadrinhos. Não vou contar aqui a história do Superman, nem tampouco do Joe, mas peço a vocês, amantes da nona arte, que viagem no tempo e imaginem lendo as primeiras aventuras deste herói, que fazia o impossível para nós, simples humanos.
A concepção do Homem de Aço era perfeita. Forte, musculoso, carismático, amante da paz e do American way of life. A principio ele não voava e somente dava saltos enormes. Tinha uma visão de raios X que permitiam ver através das paredes e combatia o mal na forma de bandidos e até mesmo super vilões.
Sempre salvando a mocinha Joe fez um Superman maravilhoso com um traço impecável e com uma dramaticidade em seus desenhos fantástica. Tanto é verdade que o número 1 da revista do Superman foi leiloado a pouco tempo por 3,2 milhões de dolares. Uma verdadeira relíquia.
Agora se Joe criou o Superman, Curt Swan, essa figura aí ao lado, estabeleceu o que é o Superman hoje. Dono de um traço simples, porém eficaz, ele desenhou o Homem de Aço durante vários anos e na minha juventude eu conheci o Super com o traço de Swan. Adorava sua narrativa, suas expressões faciais nos desenhos que fazia.
Observem os desenhos ao lado e vejam o Superman em diversos momentos. Os mais antigos vão se lembrar dessa fase. Publicada no Brasil pela Editora Ebal a revista Super Homem era só Curt Swan. Adorava. Outro artista genial que nos deixou um legado incrível.
Olha aí outro cara que merece respeito. Steve Ditko. Esse cara, juntamente com Stan Lee, criaram o Homem Aranha. É mole ou quer mais? E também deu forma a quase todos os personagens que cercam o Aracnídeo. Tanto os amigos quanto os vilões. Ditko era um mestre. Veja abaixo alguns de seus desenhos:
É emocionante ver quem são os caras que fazem as histórias acontecerem. E esses são só alguns deles. Sinceramente, depois que comecei esse post, não sei quantas partes vão ser postadas, porque são muitos artistas geniais. Mas com tempo e inspiração vou postando os que eu considero fundamentais/essenciais e etc.. os elogios não param. Acima no banner que abre o post estão da esquerda para a direita, Barry Windsor Smith ( do qual na próxima postagem falarei sobre ele), Curt Swan, Steve Ditko, Joe Shuster e John Buscema
LEIAM QUADRINHOS - É TUDO DE BOM!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário