15 de abril de 2017

Na Esquina do Mundo - Aventura e ficção no começo do Brasil colônia! Espetacular!!

NA ESQUINA DO MUNDO

Olá amigos internautas, hoje falarei de um livro que acabei de ler e que me surpreendeu muito. O livro se chama " Na Esquina do Mundo".



O Autor é um amigo muito querido que fez seu debut como escritor depois de uma longa carreira no sistema bancário nacional. Seu nome é Luiz Augusto França, formado em história e com um vasto conhecimento na história do nosso país. O livro foi lançado no ano de 2016 e só agora consegui ler, uma vez que a pilha de leitura só aumenta. Mas vamos ao que interessa, ou seja o conteúdo do livro e minhas impressões sobre ele.






Na Esquina do Mundo trata basicamente das relações e anseios dos jovens. E isso não tem época. Todos nós quando jovens o que queremos? Aventura, bons amigos e muitos amores. No livro são narradas as aventuras e desventuras de quatro jovens. Dois portugueses e dois índios brasileiros.


A época é o início da colonização portuguesa com suas expedições à nossa terra buscando as riquezas que provavelmente deveriam ter em abundância.
A narrativa é bem construída e ficamos curiosos com a sequência dos fatos.  Afinal são jovens em busca de aventuras e a curiosidade nessa época da vida está a flor da pele. Dois índios, dois portugueses, com anseios semelhantes querem conhecer o mundo que desconhecem ou seja os indígenas querem conhecer o homem branco de quem já ouviram falar e o portugueses querem conhecer a terra recém descoberta e suas riquezas.


Os quatro embarcam em suas jornadas, claro que separadamente. Os portugueses conseguem embarcar em uma expedição em Lisboa ao novo mundo recém descoberto e os índios, que são do interior da nova terra e nunca viram o mar e os homens de pele branca, seguem em busca desta fantástica aventura.

Para não contar tudo (já falei bastante) o livro é empolgante e vale a pena lê-lo. É o tipo de leitura que quando começamos não conseguimos parar. Parabéns Luiz Augusto, muito bom. Recomendo!!

RECOMENDADÍSSIMO

16 de março de 2017


DANTE'S - A DIVINA COMÉDIA



Olá você que pensou que este post seria sobre uma quadrinização da obra de DANTE ALIGHIERI, A Divina Comédia, se enganou! É sobre a obra de Dante mas é sobre a sua musicalização. Exatamente em 2008 a revista finandeza Colossus e o selo Musea inciaram um ambicioso projeto chamado VA - Dante's- Divine Comedy.


O conceito básico seria chamar bandas de rock progressivo e cada uma delas dar sua impressão sobre a obra de Dante. O primeiro conjunto foi composto de 34 cantos e se chamou Inferno - análogo a obra. Dividos em 4 CDs, cada músico/banda daria sua interpretação sobre as passagens do livro



As bandas não são muito conhecidas aqui em nosso território, mas a maioria tem uma sonoridade espetacular. As que são mais populares aqui eu destaco Willowglass, Atlantis, Nemo, entre outras. O projeto é muito legal e teve outras duas partes que veremos a seguir.





A segunda parte do ambicioso projeto Musea / Colossus 'baseado em Dante Alighieri a "Divina Comédia" lida com a viagem do poeta através do Purgatório, a morada das almas penitentes à espera de subir aos céus, depois de terem sido purgados seus pecados terrestres.



 O conjunto é composto por 36 faixas, distribuídos por 4 CDs, para um total de 35 bandas e artistas de uma ampla gama de países, cerca de metade dos astros envolvidos já apareceu no "Inferno de Dante". Os CDs são acompanhados por um livreto ricamente ilustrado (incluindo algumas das gravuras magníficas de Gustave Dore), bem como uma sinopse detalhada do cântico (nome dado pelo poeta para cada uma das três partes de sua realização).

E finalmente o Paraíso, fechando a obra de DANTE. São mais 4 CDs com 36 músicas de diversos autores e bandas de rock progressivo espalhadas pelos diversos CDs. Alguma delas voltaram apara compor outras músicas, outras são inéditas. Também pouco conhecidas de nós brasileiros, mas com uma musicalidade perfeita e diria que pegaram o espírito da obra de DANTE.

Existiram regras para as composições de todos os CDs. As músicas não poderiam exceder o tempo de 7 minutos. Não poderia haver os chamados DRUMBOXES e os únicos instrumentos permitidos eram os dos anos 70 e o mesmo para as inspirações. O resultado é espetacular para quem gosta de som instrumental na sua maioria dos anos 70 e 80 do  século passado é um prato cheio.

Agora aproveite uma pequena parcela desta grande obra musical. Aconselho a ouvir lendo as partes correspondentes da obra A Divina Comédia.

ALTAMENTE RECOMENDADO

3 de março de 2017

CHEGOU GRIMORIUM - HQ NACIONAL DAS BOAS!!



Amigos e fãs de histórias em quadrinhos, andei um tempo afastado (mais de um ano) mas não poderia deixar de compartilhar com vocês essa bela história em quadrinhos brasileira de um dos nossos mais talentosos artistas. Rom Freire. Veja seu blog aqui: http://romfreire.blogspot.com.br/.





 Ele nos apresenta um personagem de sua autoria chamado Grimorium. Uma mistura de mago, feiticeiro e policial que talvez tenha sido inspirado em Constantine sendo que ele é imortal. Santino (esse é seu nome de batismo) vem através das eras combatendo o mal em todas as suas formas místicas, encarando desde mortos-vivos, magos e vampiros.




A primeira aparição de GRIMORIUM foi na revista Do Além em 2010 juntamente com várias histórias selecionadas, o nosso mago imortal estava entre as escolhas para publicação..



A segunda aparição de Grimorium foi na revista do gaúcho Lorde Lobo chamada Penitente. Exatamente no nª 4 da publicação Penitente Encontra,onde o personagem de Lorde Lobo encontra o personagem de Rom Freire e se aliam para combater uma ameaça muito poderosa. Um demônio. Com roteiro e arte de Rom a história ficou muito legal dando gás para que Grimorium ganhasse sua própria publicação.

E finalmente saiu ano passado, mais precisamente em novembro de 2016 a revista solo de Grimorium.
A trama é bem simples e muito gostosa a leitura.  Há citação ou presença de personagens reais que deixa a expectativa do que virá pela frente aguçada. A arte de Rom nos faz lembrar dos quadrinhos de horror das décadas de 70 e 80 do século passado. Com uma narrativa impecável a história se desenvolve de maneira que podemos acompanhar os momentos mais peculiares da trama.









Por fim temos uma revista que nos diverte, empolga e mais ainda por ser nacional. Não deixe de ler essa empolgante aventura de nosso mago Santino. Diversão garantida. Para adquirir a revista, os pedidos devem ser feitos diretamente com o autor através do facebook https://www.facebook.com/rom.freire (chamar inbox) ou no email romfreire@hotmail.com.







RECOMENDADÍSSIMO