16 de março de 2017


DANTE'S - A DIVINA COMÉDIA



Olá você que pensou que este post seria sobre uma quadrinização da obra de DANTE ALIGHIERI, A Divina Comédia, se enganou! É sobre a obra de Dante mas é sobre a sua musicalização. Exatamente em 2008 a revista finandeza Colossus e o selo Musea inciaram um ambicioso projeto chamado VA - Dante's- Divine Comedy.


O conceito básico seria chamar bandas de rock progressivo e cada uma delas dar sua impressão sobre a obra de Dante. O primeiro conjunto foi composto de 34 cantos e se chamou Inferno - análogo a obra. Dividos em 4 CDs, cada músico/banda daria sua interpretação sobre as passagens do livro



As bandas não são muito conhecidas aqui em nosso território, mas a maioria tem uma sonoridade espetacular. As que são mais populares aqui eu destaco Willowglass, Atlantis, Nemo, entre outras. O projeto é muito legal e teve outras duas partes que veremos a seguir.





A segunda parte do ambicioso projeto Musea / Colossus 'baseado em Dante Alighieri a "Divina Comédia" lida com a viagem do poeta através do Purgatório, a morada das almas penitentes à espera de subir aos céus, depois de terem sido purgados seus pecados terrestres.



 O conjunto é composto por 36 faixas, distribuídos por 4 CDs, para um total de 35 bandas e artistas de uma ampla gama de países, cerca de metade dos astros envolvidos já apareceu no "Inferno de Dante". Os CDs são acompanhados por um livreto ricamente ilustrado (incluindo algumas das gravuras magníficas de Gustave Dore), bem como uma sinopse detalhada do cântico (nome dado pelo poeta para cada uma das três partes de sua realização).

E finalmente o Paraíso, fechando a obra de DANTE. São mais 4 CDs com 36 músicas de diversos autores e bandas de rock progressivo espalhadas pelos diversos CDs. Alguma delas voltaram apara compor outras músicas, outras são inéditas. Também pouco conhecidas de nós brasileiros, mas com uma musicalidade perfeita e diria que pegaram o espírito da obra de DANTE.

Existiram regras para as composições de todos os CDs. As músicas não poderiam exceder o tempo de 7 minutos. Não poderia haver os chamados DRUMBOXES e os únicos instrumentos permitidos eram os dos anos 70 e o mesmo para as inspirações. O resultado é espetacular para quem gosta de som instrumental na sua maioria dos anos 70 e 80 do  século passado é um prato cheio.

Agora aproveite uma pequena parcela desta grande obra musical. Aconselho a ouvir lendo as partes correspondentes da obra A Divina Comédia.

ALTAMENTE RECOMENDADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário