14 de fevereiro de 2014

Dica de Hoje: O Fantasma do Espaço - Space Ghost em quadrinhos!! Showwww!!!

SPACE GHOST !!!

Argumento: Joe Kelly
Arte: Ariel Olivetti
Arte-final: Ariel Olivetti
Cores: Ariel Olivetti
A origem do clássico personagem da Hanna-Barbera, contada de uma forma moderna e adulta.
A origem de Space Ghost seria contada pela DC, em uma minissérie, confesso que fiquei um pouco temeroso e logo pensei com meus botões: como a DC contaria a origem de um personagem que usa braceletes de energia, um excêntrico traje espacial e possui seu próprio programa de entrevistas no canal Cartoon Network? Seria uma história séria ou mais alguma brincadeira da DC? Para minha surpresa e alivio, a história saiu melhor do que eu esperava. O roteirista Joe Kelly começa mostrando ao leitor que Thaddeus Bach (o verdadeiro nome de Space Ghost), faz parte de uma espécie de força pacificadora do universo. Uma força policial, por assim dizer.

Então, o leitor acompanhando toda a ascensão de Thaddeus nesta força policial, até que ele se torne um Eidolon, cargo máximo nesta equipe. Após um rígido treinamento, Thaddeus, indicado pelo seu superior, chamado Temple, ingressa na força especial IRA, grupo este formado por alienígenas inescrupulosos.
Como não poderia deixar de ser, Thaddeus, é totalmente contra os métodos utilizados por Temple e sua equipe. Já desconfiado de que poderia ser traído por seu recruta, Temple então arma um plano para acabar com Thaddeus: matar sua mulher (Elua) grávida e não satisfeito com isso, ainda atirar em Thaddeus e o deixar em um planeta desconhecido para morrer. 





A partir deste ponto da história, o leitor começa a acompanhar os fatos importantes na origem do personagem: o aparecimento de Salomão, o alienígena que acolhe Thaddeus neste planeta desconhecido, o fornecimento das armas que transformarão Thaddeus em Space Ghost e sua sede de vingança crescente contra Temple, líder do grupo IRA, que matou sua mulher. O interessante é que quando veste o traje pela primeira vez, Space Ghost fica até um pouco parecido com o Homem-Hora da Sociedade da Justiça.





Um fato que me chamou a atenção nesta história foi como o arquiinimigo de Space Ghost, Zorak (aquele insetão verde do programa dele) é retratado. Inicialmente, Zorak, juntamente com o restante de seu povo, era visto como uma lenda, uma praga que destruía o povo de um planeta para habitá-lo. O roteirista Joe Kelly soube até dar uma explicação plausível para o surgimento da raça de Zorak: se o leitor reparar, perceberá que o povo de Zorak age exatamente como uma nuvem de gafanhotos, só que com mais selvageria, bem diferente do desenho animado.

A história tem também seu lado engraçado com a participação de Jayce e Jan, ainda crianças, que são salvas por Space Ghost, das garras de soldados de Zorak. E só para constar, quem dá o nome de Space Ghost, é na verdade Jayce, que ouvia histórias de seu pai sobre um fantasma espacial que pega as crianças mal-criadas. Uma pena, que apesar de estarem na capa da última edição com seus trajes, Jayce e Jan não tenham tido uma cena de ação na guerra contra Zorak, juntamente com Space Ghost.




Enfim, muitos leitores podem achar que a minissérie não passa de uma série de clichês, com cenas (Space Ghost, ao voar, assemelha-se ao Superman em várias delas) e com situações mostradas exaustivamente em outras histórias, com a velha história do mocinho traído, que perde a esposa e quer se vingar. Mas por se tratar da origem de um personagem que até então era visto como um herói de desenho animado que nenhuma outra editora havia escrito nada sobre ele, acredito que a história da origem de Space Ghost tenha lá seus méritos. Ainda mas se formos levar em consideração a origem do personagem nos desenhos animado, que foi criado na década de 60 por Alex Toth.





A arte de Ariel Olivetti é muito bonita, lembrando um pouco Alex Ross, que faz as capas das edições. O roteirista Joe Kelly deve ter surpreendido muitos fãs de Space Ghost, com sua história adulta e intrigante, cheia de cenas de ação e com um final que prepara um terreno para futuras aventuras dos personagens. Se você nunca gostou dos personagens do desenho do Space Ghost, leia esta minissérie só para ter uma opinião diferente sobre os personagens.




IMPERDÍVEL PARA OS SAUDOSISTAS E PARA OS FÃS DE QUADRINHOS

Um comentário:

  1. Poderia ter um pouco mais, o nome do planeta dele. Como aquelas duas crianças foram parar naquele planeta fantasma.Só que na nova versão existe o arqui rival dele o espectro espacial, como explicar esse vilão? Seria então dois homens do mesmo experimento? Na realidade essa origem ainda está muito vaga.

    ResponderExcluir