28 de novembro de 2013

Dica de Hoje: Marillion - Rock Progressivo - SHOW !!!


Quando de pensava que o rock progressivo havia sucumbido ao funk, hip hop e outros rítimos eis que surge o Marillion. Excelente banda de rock progressivo com excelentes instrumentistas e com canções maravilhosas. Posto aqui a era Fish, vocalista da banda no seu início e foi o que mais me agradou. Sou fã do trabalho desse cara, não desmerecendo o vocalista atual - Steve Hogarth- mas a voz de Fish e a voz do rock progressivo, assim como Jon Anderson, Peter Gabriel e tantos outros.

A era Fish:  banda foi formada em 1979, originalmente como Silmarillion, uma referência ao livro de J.R.R. Tolkien Silmarillion. O nome foi encurtado em 1980 após ameaças de ações legais contra a propriedade intelectual do nome criado por Tolkien. Os primeiro trabalhos do Marillion continham as letras poéticas e introspectivas de Fish, moldados com arranjos musicais complexos e sutis, refletindo as influências claras da banda com o rock progressivo, especialmente de bandas como Pink FloydGenesisVan der Graaf GeneratorRush (principalmente na fase dos anos 1970) e Yes.

Lançaram seu primeiro single em 1982, Market Square Heroes no lado A, e que continha o épico Grendel, de 17min., no lado B. Em 1983 a banda lançou seu primeiro álbum, Script for a Jester's Tear. Apesar do clima sombrio do disco em si, o álbum surpreende pelos instrumentais bem trabalhados e pela intensidade de sua concepção musical. Para os fãs de rock progressivo mais aficionados, este foi o melhor álbum. A crítica o considera uma referência para todo o gênero progressivo.

O segundo álbum, Fugazi (1984), foi construído sobre o sucesso do primeiro álbum e com uma nítida influência de música eletrônica. Lançaram então em novembro de 1984 seu primeiro álbum ao vivo, Real to Reel. O terceiro álbum Misplaced Childhood, de 1985, foi o mais bem sucedido comercialmente da banda. O álbum Clutching at Straws (1987) reforçou o apelo mais melódico dos dois discos predecessores e lidou com temas como o excesso, alcoolismo e a vida na estrada, representando a rotina da banda em suas turnês, o que também acabou resultando na saída de Fish da banda, partindo este para a carreira solo. A perda do líder deixou uma grande marca na banda e a projetou para uma sensível mudança de direcionamento e estilo musicais.








Após batalhas legais, o contato entre Fish e os outros quatro membros do Marillion não foi refeito até 1999. Apesar de atualmente estarem em relações cordiais, ambas as partes deixaram claro a impossibilidade em uma reunião da banda nos termos anteriores a 1988.















Capa do Album Fugazi.






















Capa do Album Clutching at Straws


















Capa do Album; Misplaced Childhood














Album: The Thieving Magpie
















Acima uma amostra do som do Marillion era Fish - Sonzaço - Showzaço 
Recomendo!!!

Para baixar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário