25 de novembro de 2013

Dica de Hoje: A Morte de um Herói - Capitão Marvel

A Morte do Capitão Marvel

Quase 30 anos após essa publicação no Brasil, venho indicar a leitura desta obra prima de Jim Starlin, sim ele mesmo, o genial criador de Thanos, o mais terrível inimigo dos Vingadores.

Heróis nascem, vivem e morrem e depois voltam a viver, mas no caso do Capitão Marvel sua morte foi algo definitivo na época. Algo que parecia inacreditável porém aconteceu e essa incumbência de contar como foi esta trágica perda foi dada a Jim. Capitão Marvel foi muitas veze confundido com seu homônimo da outra editora (DC) mas suas histórias são completamente diferentes. Na realidade o herói da Marvel não é de origem terráquea e sim Kree e seu nome de batismo é Mar-Vell.

Sua História:  O primeiro Capitão Marvel (Captain Marvel, em inglês) e mais conhecido no Brasil, foi um guerreiro alienígena da raça Kree de nome Mar-vell. Uma característica dessa raça é o tipo de pele azulada. Raramente, krees possuem tom de pele caucasiano, e os que nasciam eram vítimas de discriminação. Mar-Vell foi um deles mas isso não o impediu de lutar contra o preconceito e tornar-se um renomado soldado dentro do Império. Ele fez parte de um grupo militar cujo objetivo era analisar o planeta Terra.

O motivo de tal análise foi a visita do homem à Lua. Mas nesse grupo de observadores havia um kree, Yon-Rogg, que desejava a morte de Mar-Vell por ciúmes do amor que Una, também da raça Kree, nutria por ele. Yon-Rogg abriu fogo contra a nave de do herói, que escapou ileso, mas tal ataque causou acidentalmente a morte de um humano, o Dr. Walter Lawson. Mar-Vell era muito parecido com ele e, assim, adotou a sua identidade, passou a viver na Terra e atuar como super-heróiComo Lawson, Mar-Vell inicia seus trabalho em Cabo Canaveral (identificado em histórias início apenas como "The Cape") em estudos de progresso da humanidade no desenvolvimento de um meio de viajar no espaço. Quando o Exército dos Estados Unidos encontra e ativa acidentalmente um robô-sentinela Kree, Mar-Vell é forçado a vestir seu uniforme e derrotá-lo. Espectadores ouvem o Sentinela chamar Mar-Vell pelo seu nome e o confundem com "Marvel", passando a chamar o herói assim. ("Marvel" significa em português "Maravilha" e a Ebal chamou-o em uma aventura publicada no Brasil no qual enfrentou o Homem de Ferro de "Capitão Maravilha" , obviamente para não ser confundido com o Capitão Marvel da DC Comics, também publicado pela mesma editora.

Quando Mar-Vell passou para aEditora Abril, o nome ficou mesmo "Capitão Marvel", pois na época o outro herói caíra no ostracismo). Um dos seres humanos que veem Mar-Vell é Carol Danvers, chefe de segurança no Cabo Canaveral, já desconfiada de "Walter Lawson" e imediatamente atraída pelo misterioso Mar-Vell. Mar-Vell continua a observar os seres humanos e cade vez mais a amá-los, mas seu trabalho é dificultado por ciúmes de Yon-Rogg, a sua afeição crescente para com a humanidade, e seu passado criminoso de identidade falsa. Depois de ajudar a humanidade várias vezes, Mar-Vell é considerado culpado de traição contra o Império Kree e sentenciado à morte por fuzilamento em um plano bolado por Yon-Rogg, mas escapa em um foguete roubado, e se perde no espaço. Depois de ficar 112 dias perdido, fraco e à beira da loucura, é manipulado por Ronan, o Acusador Kree, e pelo Ministro Zarek, que conspira em derrubar a Suprema Inteligência. Para melhor ajudá-los, a Mar-Vell é dado um novo traje e suas capacidades são reforçadas. Após a conspiração, Mar-Vell tenta retornar à Terra, mas no caminho é atingido por uma explosão de radiação que o atrai à Zona Negativa. 




Mas a Inteligência Suprema permite que Mar-Vell contacte telepaticamente Rick Jones, um antigo parceiro do Hulk. Guiado pelo herói, Jones encontra uma base Kree abandonada, na qual Rick encontra os braceletes, que, ao se unirem, o transportavam para a Zona Negativa, e traziam Mar-vell à Terra.
 dupla descobre que eles são capazes de manter contato telepático. Usando o método, Mar-Vell pode permanecer no universo positivo por um período de três horas.









O herói alienígena enfim se libertaria da Zona Negativa e ganhou novos poderes cósmicos quando Jim Starlin assumiu as histórias. Nessa época, o Capitão Marvel enfrentaria ao lado dos Vingadores o maior vilão espacial da Marvel, surgido após a era Lee/Kirby: o titã Thanos. É nesta saga que Mar-vell se liberta da Zona Negativa e ganha um novo uniforme e novos poderes. Se torna um ser extremamente poderoso e um dos heróis mais importantes do universo Marvel também intitulado de "o protetor do universo".




Apos inúmeras batalhas, Mar-Vell retorna para a Terra e tem o primeiro encontro com o vilão Nitro. Ao tentar conter uma explosão causada pelo vilão, ele é exposto a um poderoso gás que abala os nervos chamado "Composto 13". Mar-Vell entra em colapso devido à exposição ao gás, mas se recupera e recebe um antídoto. O gás, no entanto acabaria por causar reações que colocariam um fim ao herói. Na graphic novel intitulada "A morte do Capitão Marvel", o herói Kree surpreendentemente sucumbe a um câncer causado pela exposição ao citado gás após longa agonia. Mar-Vell falece de um modo tranquilo e silencioso. Na história quem faz sua passagem para a outra vida é ninguém menos que Thanos o adorador da senhora Morte. Ele mostra ao nosso herói de forma dramática o beijo de morte.




História Fantástica - Recomendadíssimo



 Você pode encontrar essa Graphic Novel em sebos e sites na net para baixar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário