10 de novembro de 2013

Dica de Hoje: Você gosta de flores? Orquídea Negra - Um Marco dos quadrinhos!

Orquídea Negra! Uma obra prima de Neil Gaiman !


Esta história em quadrinhos foi revolucionária.Escrita em 1988, a minissérie foi concebida por Neil Gaiman e Dave Mckean, ingleses que queriam entrar no mercado americano de HQ. Logo após a editora DC começar uma nova história para seus super-heróis, ( Crises nas Infintas Terras tinha acabado), Neil Gaiman enviou para DC o roteiro de Orquídea Negra entre outros. Uma heroína pouco conhecida do grande público e que havia sumido dos quadrinhos, tendo aparições esporádicas em uma revista ou outra da DC.  Como os heróis mais importantes da DC, como Superman, Batman e outros estavam sendo tratados por medalhões, deixaram para os ingleses os heróis ditos de segundo escalão como O Monstro do Pantano, Homem Animal e Orquídea Negra, que ficou com Neil. 




A História:





Uma super-heroína recebe um tiro na cabeça em uma sala de reuniões de uma corporação anônima. O corpo dela é consumido pelas chamas, e seu assassino vai embora em liberdade. Assim começa "ORQUÍDEA NEGRA", de Neil Gaiman e Dave McKean.














 Gaiman e McKean aproveitaram o fato da personagem não ter uma origem definida e começaram a história de uma forma simples e arrebatadora: seu plano para derrubar uma organização criminosa dá errado e ela morre com um tiro na cabeça e seu corpo é carbonizado na sequência. Com isso o escritor teve carta branca para fazer o que lhe desse na telha e criar uma personagem do zero, o que era uma oportunidade rara na época e que continua sendo atualmente. Então conhecemos a origem de Suzy, uma híbrida da heroína original com um novo ser, uma "mulher" com poucas e confusas memórias de sua antecessora e que precisa aprender a sua história e o seu lugar no mundo.





Nesse gibi o escritor britânico começou a desenvolver e mostrar um pouco do seu estilo que ficou marcado em "Sandman": diálogos precisos, forte desenvolvimento dos personagens principais e a utilização de outros já conhecidos do universo da editora de maneira concisa, sem que eles tomem muito espaço no gibi.








Um exemplo disso é a participação de Lex Luthor na trama. Luthor é conhecido por ser o famoso inimigo do Superman, mas nesta história ele é utilizado apenas como um empresário inescrupuloso e interessado em dissecar a heroína para usar seus dons no mundo dos negócios. E tudo isso sem citar uma única vez o seu arqui-inimigo de longa data. Aliás, essa caracterização seria utilizada diversas vezes no futuro.






Outros momentos que merecem destaque são as participações do Batman e do Monstro do Pântano. Nota-se também a forte influência de Alan Moore - que na época estava sob a batuta do Monstro do Pântano - no texto do novato Gaiman.









Na arte temos um novato Dave McKean que, com a forte influência de Bill Sienkiewicz, utiliza-se de referências fotográficas para os personagens e domina completamente o uso de cores fortes e vibrantes quando a heroína aparece e tons cinza e escuros para os vilões da trama. A união de roteiro e arte se torna perfeita, principalmente quando a Orquídea Negra aparece em cena.


Gaiman constrói uma história que é uma grande jornada para a descoberta de si mesmo, uma viagem longa, dolorosa e violenta, onde a perda da inocência é um requisito para a própria sobrevivência. Mas que no final tudo vale a pena, pois o futuro reserva um amanhã melhor e cheio de esperanças.



Altamente Recomendado


Você pode adquirir essa história em sebos e lojas especializadas. A Panini lançou a pouco tempo um encaderado muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário