10 de dezembro de 2013

Dica de Hoje : Magneto - Testamento

MAGNETO

Para o mundo, ele é o maior terrorista mutante da história, inimigo jurado da espécie humana. Seu nome: Magneto. Porém, muito antes de iniciar sua cruzada pela supremacia do Homo superior, muito antes da Irmandade de mutantes e dos confrontos com os X-Men de Charles Xavier, havia apenas um garoto. Um menino idealista e apaixonado, colhido na loucura e no horror da 2ª Guerra Mundial. E foi num campo de concentração do 3º Reich, alimentando as fornalhas nazistas com os corpos de parentes e amigos, que esse jovem judeu conheceu a verdadeira vilania.



Não espere no encadernado cenas de nazistas levando metal na bunda. Não éBastardos Inglórios, nem Capitão América salvando todos na 2º Guerra. Superpoderes quase não tem lugar nas páginas. Max ainda é adolescente e não tem consciência da capacidade de seu genes. Fora uma parte fundamental da HQ, seu poder só é no máximo sugerido na facilidade de Max encontrar ouro no campo de concentração, ouro usado para subornar guardas e se manter vivo. A idéia é retratar Magneto, como um judeu qualquer, um dos números apresentados pelos livros de história. Alguém, como ele próprio diz, que tinha tanta capacidade de salvar um dos seus , quanto eles de o salvarem.
Essa impotência é um ponto importante na obra. Ela apresenta o dilema que Max carregará para o futuro. Em determinados momentos, ele tem a oportunidade de lutar, matar um ou dois soldados da SS talvez. Mas aonde isso levaria? O seu tio o alerta de que matando um dos soldados do 3º Reich, ele estaria condenando 100 judeus. Porém, no final, todos seriam mortos, independentes de suas ações, nos campos de concentração. Então, o que fazer afinal? E, se um dia, mais do que ter uma faca em mãos, você pudesse controlar o metal a sua vontade e se visse diante de mais um possível holocausto, quais ações tomar? De fato, dá uma nova profundidade à psicologia do personagem e às suas escolhas como um dos principais líderes mutantes.

Esta é uma edição muito bem feita em sua simplicidade, capaz de angustiar qualquer um e de fazer o leitor, ao fim, rever os principais momentos e querer saber mais sobre esse triste período da humanidade. Magneto: Testamento é uma história muito legal.


Altamente Recomendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário