16 de dezembro de 2013

Dica de Hoje: A Morte de Hércules.

A MORTE DE UM VINGADOR - HÉRCULES

Já fazia um bom tempo que o filho bastardo de Zeus estava afastado das histórias publicadas aqui no Brasil. Algumas edições acabaram sendo sacrificadas nesse intervalo, mas a Panini resolveu dar ao deus grego um merecido encadernado de 180 páginas e que retoma o clímax da luta entre a dupla dinâmica Herc e Cho (orientados pela irmã Atenas) e a madastra Hera e seu novo Olimpo. Originalmente, o começo dessa história (que se passa antes d’O Cerco) ocorreu num arco em cinco partes chamado “Assalto ao novo Olimpo”, com desenhos de Rodney Buchemi e Reilly Brown. 
Em “Assalto ao Novo Olimpo, vemos um pequeno “prólogo” envolvendo um confronto pra lá de engraçado entre Herc e Peter Parker, que mais uma vez tem o universo conspirando contra sua sorte e se vê dando em cima justamente de Hebe, esposa do Olimpiano, sem saber. Quando as coisas finalmente se acertam, Hércules e o Cabeça de Teia se juntam com outros Vingadores para destronar Hera e acabar com os planos da deusa em extinguir a humanidade... mais uma vez. O plano de Hera e seu novo amante, Tifão, é simples: Desfazer essa realidade, criando uma nova através de replicação quântica usando uma máquina chamada Novo Continuum. Assim, sempre orientados por Atenas, e usando a sagacidade de Amadeus Cho, Hércules e os Vingadores conseguem criar um bom plano para invadir as defesas do Novo Olimpo e entrar em confronto direto com os deuses gregos. 



A história criada por Fred Van Lente e Greg Pak é bem intricada e o embate silencioso entre a Deusa da Sabedoria e da Guerra, Atenas, com Amadeus Cho é para mim o melhor desta história. Enquanto que uma usa as pessoas como peças de um jogo para mover os acontecimentos futuros a seu bel prazer (como caracteristicamente são retratados os deuses gregos), o outro tenta reverter a situação para driblar amarras do destino e buscar o livre arbítrio, tentando salvar assim seu amigo da morte certa. Isso foi extremamente bem implantado na história e mesmo o título do encadernado entregando boa parte da surpresa, o desenrolar de tudo não deixou de ser interessante para quem lia. 


Nota especial para algumas boas referências gregas reinterpretadas aqui como, por exemplo a nova estratégia de um “cavalo de tróia” na ambulância para invadir o lugar e a participação da bela Afrodite para tirar a ameaça de Ares nesta luta (sendo assim, a última vez que vemos o Deus da Guerra antes de sua morte no Cerco). Outros deuses gregos também fazem sua participação com novas reinterpretações, onde paralelamente vemos suas histórias sendo contadas no passado e justificando suas atitudes no presente. 
Mais pro final, vemos uma inversão da situação. Atenas aparece repentinamente derrotada por Delphyne, que a torna pura pedra. Hera e o rejuvenescido Zeus voltam a se entender e Tifão acaba se voltando contra todos se tornando a grande ameaça. O casal acaba morrendo, sendo aparentemente as vítimas fatais daquela guerra, sendo levados por Thanatos para o além. E quando tudo parecia perdido, Atenas ressurge em sua nova forma, Pan-Helenica, e direciona um conflito perdido rumo a vitória. Todavia, mesmo com a ameaça de Tifão finalizada, a Deusa não deixa de cumprir o que considera o destino como deve ser e acaba sendo a responsável pelo sumiço de Hércules deste mundo. 

ALTAMENTE RECOMENDADO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário