8 de dezembro de 2013

Rick Wakeman - O pai do Rock Progressivo - Genial

Rick Wakeman - Gênio do Rock Progressivo

O que falar deste fantástico instrumentista? Virtuose dos teclados, Compositor excepcional, Pai do rock progressivo e sinfônico, enfim um gênio com um talento inigualável. Postar algo sobre Rick Wakeman não é uma tarefa fácil, pois suas obras, e olha que muitas, tem um significado ímpar no cenário musical mundial.

Vou mostrar um breve histórico de sua carreira para os que não têm esse conhecimento, possam conhecer mais um pouco desse gênio. Richard "Rick" Christopher Wakeman (Londres18 de maio de 1949) é um tecladista de rock progressivo britânico. Ele é um pianista clássico treinado, e tornou-se bastante famoso por sua virtuosidade. Nos primeiros anos de sua carreira ele foi um pioneiro no uso de teclados eletrônicos e seu nome tornou-se sinônimo de tecladista cercado por uma vasta gama de equipamentos.
Wakeman alcançou a fama em 1970 tocando com a banda The Strawbs, juntando-se ao Yes em 1971. Ele entrou e saiu da banda pelo menos quatro vezes, reflexo de um relacionamento turbulento com o grupo. Em 2002 ele voltou ao Yes pela quinta vez.Wakeman tem uma carreira solo extremamente longa. Ele também tocou como músico convidado para artistas como Elton JohnBrian May,Alice CooperLou ReedDavid BowieOzzy Osbourne e Black Sabbath.



Rick Wakeman é considerado um dos pais do Rock Progressivo e do Rock Sinfônico. É um tecladista brilhante, sendo considerado por muitos, como as mãos mais ágeis dentre todos os tecladistas. Utiliza pianos acústicos, elétricos e eletrônicos, sintetizadores, minimoog, mellotron e todos tipos de teclados, órgãos e tudo que tenha teclas. Wakeman produziu centenas de álbuns com os mais variados temas. Desde lendas míticas da antiga Inglaterra até o Espaço Sideral, passando por reis, rainhas, temas astrológicos, trilhas sonoras para filmes dentre outros. Produziu tantos álbuns em sua carreira musical que nem mesmo o próprio tem certeza de quantos álbuns produziu ou participou ao todo.

The Six Wives of Henry VIII é o título do segundo álbum do tecladista de rock progressivo britânico Rick WakemanLançado em 1973, é considerado por Rick Wakeman, como o seu primeiro, já que é nele que o artista iniciou propriamente o seu estilo progressivo e sinfônico. É baseado na história das seis esposas do Rei Henrique VIIICatarina de AragãoAna BolenaJoana SeymourAna de ClevesCatarina Howard e Catarina Parr. Uma curiosidade: Em 1973, Rick Wakeman quis fazer um show sobre o tema do álbum em Hampton Court Palace, um castelo construído porHenrique VIII e teve seu pedido negado.



36 anos depois, no final de 2008, Wakeman foi finalmente convidado formalmente pela realeza britânica para celebrar os 500 anos da ascensão deHenrique VIII ao trono inglês e deu origem ao show "The Six Wives of Henry VIII Live at Hampton Court Palace" lançado em CD, DVD e Blu-Ray em2009.


E é justamente esse CD, DVD que venho indicar para ouvirmos. Um show de talento e musicalidade de Rick que com seus teclados e banda mais e London Symphony Orchestra, fazem um show magnífico.




Recomendo este Showzaço

Para baixar:


Divirtam-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário