23 de dezembro de 2013

Dica de Hoje: O Astronauta - Magnetar - MSP





Confesso a vocês que não tinha a intenção de postar sobre essa Graphic Novel do Mauricio de Souza Produções, até porque não achei muito boa. O final não me agradou, mas quando fiquei sabendo que teria uma continuação e que já estava planejado, fiquei super empolgado, pois a história dava margem a uma continuação. Não poderia terminar do jeito que terminou. Então reli a história e verifiquei que é ótima e tem que ter uma continuação.

O Astronauta, personagem que singra o espaço sideral sozinho em sua nave há anos, visita uma galáxia distante para estudar um magnetar, uma estrela de nêutrons que possui um campo magnético estimado em 1 bilhão de teslas. Mas ele comete um erro que pode custar sua vida. Agora, com a nave danificada e sem comunicação, ele está “náufrago no espaço” e precisa encontrar uma forma de escapar antes de ser derrotado pela insanidade que insiste em tomar sua mente. E a saída pode estar em aliar a tecnologia aos ensinamentos de seu velho avô, há tanto tempo falecido...

A história do simpático e aventureiro Astronauta, personagem das histórias da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, ganha um lado mais sombrio e solitário na HQ "Magnetar". Com roteiro e desenho do publicitário e quadrinista Danilo Beyruth. Beyruth, que viu sua leitura de quadrinhos mudar após conhecer "Batman - O Cavaleiro das Trevas", descreve a história do personagem como um drama: "É uma história sobre um erro cometido e um arrependimento. Não acaba em um final feliz nesse primeiro momento. Apesar de o tema ser científico, é um drama."

Em "Magnetar", o viajante do espaço escolhe viver sozinho e longe de Ritinha, seu primeiro amor. Por conta disso, o drama a que Danilo se refere é a solidão. "O astronauta é um cara que abandonou a família pelo novo. Essas características já existem no gibi. O Piteco e o Horácio também são personagens do Maurício que levam a esse tipo de reflexão filosófica." O autor diz que a motivação sobre o assunto foi influenciada por seu próprio processo artístico. "A solidão é a parte que eu mais me identifico. Todo artista sente solidão no processo de criação. Isso é natural. No começo pensava que isso era uma coisa minha, mas as pessoas que leem a HQ pela primeira vez falam disso de um jeito bem emocional." 

O roteiro da trama envolvia primeiramente um buraco negro como obstáculo, que foi substituído por uma estrela sugerida por um amigo astrônomo. "A Magnetar é uma estrela em um processo de morte. Apesar de não estar explicito na HQ, a ironia é que ele está preso ao redor de uma estrela que está morrendo", explica.
Apesar de ter assuntos ligados à ficção científica, Danilo pesquisou mais sobre a rotina dos navegadores para construir o personagem. "Já leio muito sobre física em geral. Mas fui pesquisar Almir Klink e outros navegadores que passavam muito tempo sozinhos no mar", comenta. Danilo diz que o tema denso pode ser compreendido por todas as idades, mas "talvez não cause em uma criança o impacto que causa em um adulto". 
"O uniforme clássico precisou ser adaptado porque em 'Magnetar' tem mais cenas de ação, por isso preferi redesenhar com o meu traço, para dar mais movimento às cenas. Mas segui a linha do Maurício", explica o autor.


O rosto também é meu por causa desse contato com o material dos navegantes, eles geralmente tem o rosto mais fino, nariz pontudo", explica. "E a nave é a nave, desenhei no meu traço mesmo. Me inspirei muito no cinema,  em filmes de ficção científica como "Alien" e  "2001- Uma Odisseia no espaço'. No geral, as revistas têm uma base parecida, mas ganhei a liberdade de mudar bastante."  Enfim é um trabalho excepcional e aguardo ansiosamente o volume dois de Magnetar.






ALTAMENTE RECOMENDADO



Nenhum comentário:

Postar um comentário