9 de dezembro de 2013

Dica de Hoje - X- Men - O Conflito de uma Raça


Ess foi a primeira Graphic Novel publicada no Brasil e não poderia ter uma estréia melhor. Os X-Men, criação de Stan |Lee, magistralmente escrita por Chis Claremont e desenhada por Brent Anderson.

Intolerância e fundamentalismo religioso são os sentimentos mais fortes aqui. E ambos jorram como veneno da boca de um homem atomentado que interpreta insanamente a Bíblia. O reverendo William Stryker crer com toda fé que Chales Xavier é o próprio Anticristo e que os mutantes são crias do demônio que vieram à Terra para destruir a suprema cria de Deus: os homens. Para evitar o apocalipse humano monta um grupo para-militar que assasssina friamente todo e qualquer mutante.

Popular e carismático o revendo Stryker usa os meios de comunicação (principalmente a tv) para plantar medo e ódio aos mutantes. Ingênuamente Xavier tenta enfrentar Stryker no seu campo de batalha e perde feio um debate de tv em rede nacional. Na volta pra mansão é emboscado juntamente a Ciclope e Tempestade pelos Purificadores, nome do braço armado de Stryker, e dados como mortos.

Uma investigação tem início por parte de Wolverine, Noturno e Colossus que não engolem a versão oficial de acidente automobilístico. É nesse ponto que outro grande defensor ( à sua própria maneira claro) dos direitos mutantes entra em cena: Magneto, oferecendo ajuda aos X-Men restantes para enfrentarem a ameaça que pesa sobre a cabeça de todos.

Diferenças são postas de lado ( aqui pela primeira vez nos quadrinhos X-Men e Magneto se aliam) para enfrentarem um mau maior. A trama segue coerente, enxuta e divertida até o seu clímax. Mérito das Graphic Novels que sempre traziam histórias fechadas. E num grande evento armado por Striker no Madison Square Garden com a presença de vários políticos e imenso público o combate final é travado. Os X-Men agora guiados mesmo que temporariamente por Magneto atacam Stryker em seu púlpito durante um fervoroso sermão anti mutante. O confronto entre nossos heróis e o Reverendo Stryker se dá por meios de palavras ( afinal o reverendo não possui poderes) e o grande líder Ciclope toma a frente dos mutantes com um belo discurso  que os cínicos chamarão de piegas.




Nesse clássico atemporal temos um conto que sintetiza tudo que faz dos X-Men e seu universo o que eles são em toda sua grandeza. Parabéns a Chris Claremont e Brent Anderson por esta maravilhosa obra!

Obra Fundamental para os amantes dos X-Men - Recomendadíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário