14 de janeiro de 2014

Dica de Hoje - ÁS INIMIGO - UM POEMA DE GUERRA - GEORGE PRATT

ÁS INIMIGO - GEORGE PRATT
Para quem não sabe, Ás Inimigo é um personagem criado por Joe Kubert e Robert Kanigher em 1965. Ele é o piloto Hans von Hammer, que lutou durante a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial pelo exercito alemão. Durante as guerras, ele ficou conhecido como O Martelo do Inferno (The Hammer of Hell, trocadilho com seu nome em inglês).

Von Hammer chegou a aparecer em algumas outras histórias da DC, como na sagaArmageddon Inferno. O personagem é inspirado em Manfred von Richthofen, piloto alemão da I Guerra Mundial, mundialmente conhecido como O Barão VermelhoA história de George Pratt mostra um von Hammer já debilitado concedendo uma entrevista ao repórter e ex-fuzileiro americano Edward Mannock. Na verdade, o americano está em busca de ajuda para tentar se livrar dos fantasmas que o perseguem desde que ele voltou daGuerra do Vietnã.

O roteiro mostra as cicatrizes que os dois soldados carregam e como eles descobrem que não importa em qual lado você está em uma guerra, todos são perdedores. E como cada homem que pisa em um campo de batalha nunca conseguirá tirar a guerra de sua lembrança e por causa disso ele sempre será um soldado. Não lutando contra seus inimigos, mas sim contra suas próprias memórias. Na Graphic Novel, von Hammer consegue viver com suas lembranças, com seus fantasmas; Mannock não.



George Pratt soube trabalhar muito bem o aspecto humano da relação que os solados tem com a guerra e como alguns são consumidos por ela. E este aspecto humano da história pode ser destacado em duas passagens: quando von Hammer conforta um soldado inglês que está cego e a beira da morte devido a um ataque de gás; e quando os soldados britânicos e alemães simplesmente fazem uma trégua para comemorar o Natal.

Por sinal, existem registros que este tipo de confraternização realmente aconteceu durante a I Guerra Mundial no Natal de 1914 e 1915 e na Páscoa de 1916. Agora o desenho de George Pratt não pode ser chamado de ilustração. Aquilo é uma obra de arte. Seu trabalho torna a história viva e cada quadro é uma experiência única para os olhos. Não é a toa que obras Pratt estão expostas em vários museus dos Estados Unidos.
graphic novel veio com uma capa plástica, que protegia a edição. E com um marcador de página com um desenho de Pratt. A revista inteira foi feita com papel plastificado, de densidade maior do que a que era usada normalmente nas HQs ou mesmo em edições especiais. Uma verdadeira edição de colecionador.

Se você achar um exemplar de Ás Inimigo em bom estado no seu sebo favorito, não pense duas vezes. É uma edição única, que pode ser colocada na sua prateleira de livros e não no seu armário de HQs



IMPERDÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário