27 de janeiro de 2014

Dica de Hoje: Conheça o Tenente BlueBerry - Uma Lenda do Oeste Selvagem!

TENENTE BLUEBERRY - Uma lenda do Oeste

Blueberry é uma série de banda desenhada Franco-Belga, criada em 1963 por Jean-Michel Charlier (roteiro) e Jean Giraud (desenho). Esta série transporta-nos para um Oeste selvagem, que se estende das pradarias dos Estados Unidos até ao Novo México, admiravelmente recriados em todo o seu ambiente e paisagens, com todas as suas referências, algumas históricas, tais como a Guerra da Secessão ou a construção do Caminho de Ferro Transcontinental, onde se cruzam personagens cheias de vida (Jimmy Mcclure ou Chihuahua Pearl) com personagens reais (Cochise ou Wyatt Earp, entre outros) onde Mike S. Donovan a.k.a. Mike Steve Blueberry a.k.a. Mike Blueberry, acusado de um crime que não cometeu, se torna tenente das fileiras do exército americano, e assume o papeis de anti-herói, defensor de causas, renegado, jogador e pistoleiro.

O sucesso e a evolução da narrativa justificou que surgissem novos títulos complementares, onde se desenvolveram novas linhas de acção. Assim surgiu a segunda série "Tenente Blueberry" ainda da dupla Charlier/Giraud que permitiu o início de um novo ciclo com o título "Nariz Partido" mas cujo falecimento de Charlier em 1989 veio interromper; a série "Mister Blueberry" escrita e desenhada apenas por Giraud,
que nos álbuns já publicados nos mostra um Blueberry mais velho e cansado, a viver tranquilamente a vida como jogador profissional, cuja acção decorre em Tombstone, local onde ocorreu um dos episódios mais míticos do velho oeste: o duelo em O.K. Corral; a série "A Juventude de Blueberry" de Charlier/Giraud e continuada por Cortegianni/Wilson, que desenvolve o passado de Blueberry e finalmente a série "Marshal Blueberry" de Giraud, onde encontramos Blueberry a assumir as suas funções de Marshal interino numa pequena cidade fronteiriça chamada Heaven.


Blueberry é um herói atípico ocidental, ele não é um homem da lei errante que traz os malfeitores à justiça, nem um cowboy bonito que "chega na cidade, salva a fazenda, se torna o novo xerife e se casa com a professora da escola".



A série segue as histórias de Michael Steven Donovan, conhecido como "Blueberry", um nome que o próprio escolhe quando vê um arbusto de mirtilo ao fugir dos seus inimigos Sulistas. É deste modo que se iniciam as suas aventuras na Cavalaria dos Estados Unidos, pouco depois do início da Guerra Civil Americana.

Donovan é o filho de um rico dono de uma plantação Sulista e é inicialmente apresentado como um racista convicto. No entanto, é acusado por um crime que não cometeu, e, fugindo, é salvo por um escravo negro fugido. Torna-se então um inimigo de todo o tipo de discriminação, lutando contra os Confederados e tentando proteger os direitos dos Índios Americanos.



As aventuras de Blueberry são relatadas em quatro diferentes séries de álbuns: Blueberry, A Juventude de Blueberry, Marshall Blueberry e Mister Blueberry. Abaixo algumas capas das histórias que sairam no Brasil. Uma excelente leitura. Não perca.




Excelente leitura - O Velho Oeste e a Lenda de BlueBerry                 
                      IMPERDÍVEL                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário