29 de janeiro de 2014

Dica de Hoje: TRISTANIA - Gothic Metal da Noruega! Show!


Tristania é uma banda de gothic metal da Noruega fundada em 1996A banda é geralmente classificada como death/doom.Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som baseado em riffs do black metal com tecladodominante, com bastante foco nos vocais femininos "teatrais" e instrumentos musicais tipicamente eruditos como o órgão de tubos, a flauta e o violino. A banda também faz uso extenso do vocal gutural de Morten Veland. Em álbuns posteriores, a banda procurou balancear mais o estilo vocal e adotar uma postura mais progressiva em seu som.
Em 1996, o Tristania foi formado em Stavanger na Noruega por Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Moen e Veland decidiram sair da banda de que faziam parte, Uzi Suicide, e fizeram com que Olsson se unisse a eles em sua nova banda. Logo após, Rune Østerhus(baixo) e Anders Hoyvik Hidle (guitarra) também uniram-se à banda. Em Maio de 1997 a banda entrou em estúdio pela primeira vez e gravou sua demo, em Klepp Lydstudio. Nesse meio tempo, Vibeke Stene foi recrutada.


Ela deveria originalmente contribuir na demo como uma participação especial, mas o resto da banda se convenceu de que sua voz combinava com o estilo da banda perfeitamente, e após convite aceitado ela tornou-se o sexto integrante. Durante o verão de 1997, a demo foi distribuída a diferentes gravadoras, e a Napalm Records ofereceu a melhor proposta. O primeiro lançamento da banda com a nova gravadora foi o mini CD Tristania, cujo conteúdo é a própria demo, mas com uma mistura e arte diferentes.


Inspirado por boas críticas por toda a Europa, a banda estava ansiosa para gravar o álbum de estréia. Após alguns meses, Moen e Veland tiveram as canções prontas e antes do fim de 1997 o primeiro álbum Widow's Weeds foi gravado, sendo lançado no começo do ano seguinte. Widow's Weeds é um álbum demetal sinfônico com influências de doom metalrock góticodeath metalmúsica erudita e black metal.

Essenciais para o álbum foram dois convidados especiais. Atualmente um membro regular da banda, Østen Bergøy (Morendoes) contribuiu com os vocais masculinos limpos na canção "Angellore". Osviolinos foram tocados por Pete Johansen (The Scarr), que contribuiu também em outros álbuns do Tristania. Posteriormente ao lançamento de Widow's Weeds foi lançado o single "Angina".




Após ter feito suas primeiras apresentações ao vivo fora da Noruega, abrindo a turnê do Lacrimosa na Bélgica e na Áustria durante o verão de 1998, o Tristania fez sua primeira turnê européia no outono do mesmo ano, junto com Solefald e Haggard.


Em 1999, o álbum Beyond the Veil foi lançado, com canções construídas em torno dos mesmos elementos que o antecessor. Moen e Veland foram os compositores, mas Moen e Hidle também compuseram juntos outras faixas. Veland também foi o principal responsável pelas letras, pela guitarra e pelo vocal gutural. A banda seguiu então outra turnê com as bandas The Sins of Thy BelovedTrail of Tears e Antichrisis.


Em 23 de Junho de 2010 a banda a anuncia o nome de seu novo álbum, intitulado de Rubicon, gravado durante os primeiros meses de 2010 em diversos estúdios na Noruega. Desta vez, a banda foi fortemente envolvido em todos os aspectos do processo, como a maior parte da produção estava nas mãos dos membros da banda Anders Hidle e Ole Vistnes. Waldemar Sorychta, que produziuIllumination e também contribuindo para a pré-produção de "Rubicon", continua a desempenhar um importante papel como co-produtor. Sorychta também é responsável pela mixagem do disco, juntamente com Dennis Koehne em Flying Pigs Studio.

Como os lançamentos anteriores, "Rubicon" congratula-se com uma série de músicos convidados, o mais contribuições provenientes Østen Bergøy nos vocais e um reencontro com o violino de Pete Johansen. Com o novo registro, Tristania também reviveu outro colaboração passado, reunindo-se com sua ex-gravadora Napalm Record. O Tristania promoveu o novo álbum extensivamente, com o "Rubicon Tour 2010", em outubro, que levou-os a 9 países europeus em 16 dias. Em janeiro de 2013, a banda anuncia o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, Darkest White, previsto para chegar às lojas em maio desse mesmo ano.




OUÇA, BAIXE, COMPRE, SINTA O SONZAÇO DESSA BANDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário