6 de janeiro de 2014

Dica de Hoje: Pavor Espaciar - De Gustavo Duarte - Mais uma MSP!



Pavor Espaciar é a terceira da série Graphic MSP, onde artistas diferentes dão novos traços aos personagens mais conhecidos e queridos da Turma da Mônica. O primeiro foi Astronauta Magnetar , Laços (com a turminha clássica) e o quarto, foi o Piteco - Ingá, todos já postados aqui.



Cada artista imprime nos personagens seus próprios traços, dando uma nova roupagem, porém sem perder a carismática identidade que os tornou tais personagens tão famosos.




Chico, seu primo Zé Lelé, Giserda e o Torresmo estão em casa numa noite comum na roça. Os pais de Chico saíram para visitar um parente e quando vai à cozinha pegar água, ele percebe que Torresmo está estático, olhando fixamente para a porta. Quando se vira, Chico dá de cara com um alienígena carrancudo. 
Correndo para avisar o primo sobre os 'coisa ruim', Chico o vê sendo retirado pela janela por braços robóticos. E na cozinha, mais um alien entra. Chico corre com Giserda e Torremo para a plantação, mas o robô alienígena os persegue, até que são todos cercados pelos aliens e, enfim, são 'biduzidos'. A partir daí começa uma aventura hilária na nave, com Chico tentando salvar o primo que passa por experiências nas mãos dos 'lienígina'. 
Gustavo Duarte foi de uma simplicidade absurda nos traços e no diálogo. Tudo é tão bem feito, que você tem a impressão de ver os personagens se mexendo nos quadros. O próprio uso das cores transformou os ambientes em personagens no enredo. Você tem plena noção de onde está o tempo inteiro com traços completamente simples e diretos. Não há abuso de cores, tampouco de informações, o leitor não é chocado com o excesso e sim pelo minimalismo.
Além disso, você encontra referências aos clássicos da ficção científica a cada página virada, bem como à cultura pop-alien que se instituiu, com referências ao caso Roswell e até Varginha. Vemos a roupa do Astronauta num canto, além do xadrez espacial jogado em Star Wars 4 - Uma Nova Esperança. Até o doido desvairado do Giorgio A. Tsoukalos, do programa Alienígenas do Passado, faz uma pontinha em Pavor Espaciar. 
Maurício de Souza, na introdução, fala que o principal ponto de Pavor Espaciar é o de trazer os causo do campo para um formato agradável, mas sem perder o caráter mítico. E o que é mais atual e moderno do que histórias de abdução? É hilariante ver Chico Bento às avessas com alienígenas, quando estamos acostumados a vê-lo às voltas com sacis e lobisomens. 





LEITURA ESSENCIAL - IMPERDÍVEL















Nenhum comentário:

Postar um comentário