11 de janeiro de 2014

Dica de Hoje - Elric de Melniboné - Graphic Novel Fantástica!

Elric de Melniboné

Elric de Melniboné é um personagem protagonista de uma série de literatura de fantasia criada pelo escritor britânico Michael MoorcockElric é um albino de saúde débil, introspectivo e atormentado, mas mesmo assim o imperador do reino ancestral de Melniboné, uma superpotência em declínio, e servo dos Senhores do Caos, à semelhança dos seus antepassados. O povo de Melniboné é elegante, porém cruel, na maior parte desprovido de sentimentos: de entre todos, apenas Elric é dado a sensibilidades modernas. Fisicamente falando, os melniboneses são como elfos  e "Elric" é uma forma do nórdico Ælfric, que significa senhor dos elfos.



Como personagem, Elric subverte figuras como a de Conan, o Bárbaro de Robert E. Howard ao mesmo tempo que é influenciado pelo simbolismo trágico de obras como o épico finlandês Kalevala e pela ficção pulp da primeira metade do século XX, combinando assim referências eruditas com uma veia popular, à semelhança de grande parte da restante obra de Michael Moorcock.

O Elric mostrado nesta série em quadrinhos é muito mais decidido e menos ambíguo que o personagem presente em Elric of Melniboné, mas em vez destas nuances chocarem (como fariam com os chatíssimos advogados de regras das hq's, que fariam infinitos comentários sobre o fato) acabam por divertir e mostrar que não é somente o personagem que está em mutação, mas também o autor.
Bem construído, Elric é em última instância um personagem por demais semelhante à Conan de Robert E. Howard, que também utilizou-se das ideias de narrativas em períodos bem distintos de sua carreira, nem sempre em uma cronologia palpável. Lembre-se que o primeiro conto de Conan apresenta-o como rei destronado da Aquilônia e posteriormente narra suas origens e os períodos como pirata, ladrão ou mercenário.
O conto, inédito no Brasil, já teve publicado por aqui a sua versão em graphic novel pela Editora Globo na saudosa série Graphic Globo. Vale à pena dar uma leitura nessa obra fantástica.

IMPERDÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário