8 de janeiro de 2014

Rick Wakeman - Journey To The Centre of The Earth - 1ª gravação - Épico




Journey to the Centre of the Earth é o título do terceiro álbum do tecladista Rick Wakeman. Lançado em 1974, é uma adaptação livre baseada na novelaViagem ao Centro da Terra, do escritor francês Júlio Verne.









A gravação do disco foi realizada ao vivo no Royal Festival Hall, em LondresInglaterra, no dia 18 de janeiro de 1974, com o Ronnie Lane's Mobile StudioO álbum alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas, e o terceiro lugar nas paradas norte-americanas.




Rick decidiu realizar a gravação ao vivo este álbum, devido ao seu alto custo. Ele não tinha como arcar com a produção que envolvia uma orquestra e um coro com muitos elementos. A solução foi realizá-lo como um show pago







Na época a sua gravadora A&M, ramo inglesa, não concordou em arcar com a produção. Foi necessário que Rick convencesse a A&M, ramo americana, a fazê-lo. A música é ponteada pela narração da história baseada em novela do Júlio Verne. Para isso, há um narrador em posição de destaque na gravação. Na última parte do concerto ouve-se um trecho da música "Na Gruta do Rei da Montanha" de Edvard Grieg, executada pela orquestra junto com os sintetizadores de Rick.



Este album se tornou um épico na história do rock progressivo e abriu caminhos para as mais diversas vertentes do Rock, como o gothic metal, power metal, entre outros. Recentemente Rick fez uma releitura do album acrescentando material inédito uma vez que na época não caberia num disco de vinil tudo que ele gostaria que fosse tocado em sua obra. Postarei em breve sobre essa releitura. Enquanto isso ouça essa magnífica obra. Abaixo segue um trecho:




Clássico Imperdível

Nenhum comentário:

Postar um comentário